10 Jan 2017 | domtotal.com

The Joshua Tree


U2 celebra os 30 anos de Joshua Tree com uma turnê em 2017.
U2 celebra os 30 anos de Joshua Tree com uma turnê em 2017.

Por Patrícia Azevedo

A Árvore de Josué, que atende também por yucca brevifolia, pertence à família Agavaceae e cresce quase exclusivamente no deserto de Mojave, nos EUA. Dizem que foi batizada por um grupo de mórmons: a forma peculiar dos troncos e galhos recordou-lhes a história bíblica do patriarca Josué, erguendo suas mãos para o céu, implorando a ajuda de Deus. É uma espécie de crescimento lento e raízes superficiais. Possui folhas verdes claras, lisas, em forma de baioneta. Dá uma olhada na foto.

U2

Do deserto para o 5º álbum de estúdio do U2. Encarregado de bolar a imagem para a capa, o fotógrafo Anton Corbijn juntou-se aos integrantes da banda em uma viagem de três dias pelas estradas de Mojave. Após o primeiro dia de filmagens, ele comentou sobre a história da árvore. Bono foi logo consultar a bíblia e descobriu o seu significado religioso. Pronto, estava decidido o nome do álbum: The Joshua Tree.

Mais tarde, enquanto dirigiam na Rota 190, eles avistaram uma delas sozinha no deserto. O que é muito raro – Árvores de Josué gostam de viver em grupos. Sorte para Corbijn! E lá foi ela, também para a capa do álbum. 

The Joshua Tree

Foi lançado em 9 de março de 1987 pela Island Records. Traz um som mais cru e pulsante, em contraste com o ambiente de experimentação de seu antecessor, o álbum The Unforgettable Fire. 

Tem influência da cultura americana, tem engajamento político-social e elementos da música gospel. Muitos consideram uma das obras primas da banda. Estou de acordo. É daqueles discos que a gente escuta do início ao fim, sem pular nenhuma faixa. 

2017

Ai o U2 decide comemorar os 30 anos de Joshua Tree com uma turnê por estádios nos Estados Unidos e na Europa. Eba! Começa no dia 12 de maio, em Vancouver. A última data prevista é 1º de agosto, em Bruxelas. 

"É como se fosse uma ópera. Uma porção de emoções que são extremamente atuais: amor, perda, sonhos deixados para trás, esquecimento e polarização. Eu já cantei muitas vezes estas músicas, mas nunca todas elas. Eu estou pronto para isso, se nosso público estiver tão ansioso quanto nós. Vai ser uma grande noite", afirmou Bono em comunicado oficial.

O que posso dizer: we are ready, baby!

Patrícia Azevedo
É graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com formação complementar em Ciências Sociais. Especialista em Gestão Estratégia da Comunicação pela PUC-Minas. Foi bailarina do Grupo Experimental 1º Ato e integrou a equipe do programa ‘Livro Aberto’ (atual ‘Imagem da Palavra’) da Rede Minas de Televisão. Atuou também, como jornalista, nas assessorias de comunicação da UFMG, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. É repórter do portal Dom Total.
+ Artigos
Mais Lidas
Indicadores Econômicos
Instituições Conveniadas