17 Fev 2017 | domtotal.com

Não está tudo bem!


A mídia faz “vistas grossas” e praticamente não divulga a pesquisa.
A mídia faz “vistas grossas” e praticamente não divulga a pesquisa.

Por Marcel Farah

- O golpe não é, ele vai sendo.

Alguém disse que o golpe não ocorre de uma ora para outra. Trata-se de um processo em que as forças políticas predominantes nas instituições dominantes, ou seja, os setores que detêm a hegemonia política, vão se desviando do processo democrático e construindo o outro caminho.

Este caminho passa por cima de dois elementos básicos da democracia, a soberania popular e o estado democrático de direito, segundo os quais o poder “emana” do povo em última instância, e, ao estado, cabe submeter-se à lei por ele criada via representantes populares.

Este atropelo não pode chamar muita atenção. Precisa tornar-se um fato banal,  atingir o status de normalidade, caso contrário o golpe se escancara, se fragiliza e pode ser revertido.

Olhando para o que tem ocorrido, o golpe e os golpistas precisam transformar tudo isso em uma grande invenção, que apesar de não passar de blá, blá, blá, deve ser vista como a nova normalidade.

- A mídia faz jogo de cena.

Pesquisa pré-eleitoral CNT/MDA[1] revela que Luiz Inácio Lula da Silva lidera a intenções de votos em todos os cenários de primeiro e segundo turno da disputa presidencial, contra Marina, Aécio, Bolsonaro, Temer, Alckmin, Ciro Gomes e até Dilma. Veja os resultados da espontânea:

Lula: 16,6%
Jair Bolsonaro: 6,5%
Aécio Neves: 2,2%
Marina Silva: 1,8%
Michel Temer: 1,1%
Dilma Rousseff: 0,9%
Geraldo Alckmin: 0,7%
Ciro Gomes: 0,4%
Outros: 2,0%
Branco/Nulo: 10,7%
Indecisos: 57,1%

A mídia faz “vistas grossas” e praticamente não divulga a pesquisa, conforme aponta o site “Brasil247”[2].
Mas em uma democracia representativa como a nossa não seria o momento eleitoral o mais importante a ser noticiado?

- Ah, agora é censura!!!

A falha de são paulo esperneou a semana inteira contra decisão judicial que o jornal considerou censura.

Eu também acho que foi censura, mas o impressionante é que este mesmo jornal nunca publicou uma frase contra a, também, censura, quando é promovida contra blogueiros progressistas. A Folha e o Globo até mesmo já atuaram para proibir judicialmente que outros meios de comunicação, como os internacionais BBC e El País atuassem no Brasil, pois são um constrangimento ao seu jornalismo chapa-branca, como bem escreveu Miguel do Rosário de “O cafezinho”[3].

Por outro lado, também faz pensar que este jornalismo que hoje acusa, corretamente, o governo golpista de censura também o fez contra os governos petistas, que pelo contrário, nunca censuraram, como lembrou Eduardo Guimarães do “Blog da Cidadania”[4].

Outra importante questão “esquecida” pela mídia são as denúncias de entidades sociais contra a política econômica neo-neoliberal do atual governo, como o faz há algum tempo a CNBB (Confederação dos Bispos do Brasil), conforme Cláudio da Costa Oliveira ao “Brasil247”[5]. Por outro, lado os economistas da grande mídia não param de elogiar as medidas recessivas do governo golpista.

- Pau que bate em Chico não bate em Francisco.

Diferentemente do que disse Rodrigo Janot, após a decisão do Ministro Celso de Melo do STF de liberar a nomeação de Moreira Franco – o Angorá – para ministro do governo golpista, ficou comprovado que o STF tem atuado alinhado politicamente com o golpe. Concordar com a análise de Tereza Cruvinel, para quem o “STF permitiu o golpe e deixa correr a ‘solução Michel’”[6]

Ou seja, o golpe vai se legitimando com o imprescindível apoio e atuação contundente da mídia e do judiciário, colocando a disputa central sobre o futuro político do país na disputa sobre a normalidade das coisas.

Daí o slogan da rapaziada do serviço público federal[7] – Não está tudo bem!!! Falta-nos mais indignação.

 
[1]Veja mais em : http://www.cnt.org.br/Imprensa/noticia/clesio-andrade-presidente-cnt-divulga-resultados-da-133-pesquisa-cnt-mda#sthash.E9QnDQI7.dpuf
[2]Confira em: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/280657/Jornais-escondem-pesquisa-que-revela-seu-fracasso-em-destruir-Lula.htm
[3]http://www.ocafezinho.com/2017/02/14/intercept-humilha-folha-e-globo-esses-jornais-atacam-liberdade-de-imprensa-de-outros-veiculos/
[4]http://www.blogdacidadania.com.br/2017/02/ora-ora-mas-nao-era-o-pt-que-iria-censurar-a-imprensa/
[5]http://www.brasil247.com/pt/colunistas/claudiodacostaoliveira/280625/A-CNBB-tem-feito-den%C3%BAncias-e-muitas-sobre-a-pol%C3%ADtica-econ%C3%B4mica-do-governo-mas-a-grande-m%C3%ADdia-golpista-n%C3%A3o-divulga-nada.htm
[6]http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/280488/STF-que-permitiu-o-golpe-deixa-correr-a-%E2%80%9Csolu%C3%A7%C3%A3o-Michel%E2%80%9D.htm
[7]http://frenteamplaspd.redelivre.org.br/2016/05/19/nao-esta-tudo-bem/

Marcel Farah
Educador Popular
Comentários
+ Artigos