23 Fev 2017 | domtotal.com

Cruzeiro me convence


Mano Menezes é o responsável pelo bom futebol apresentado pelo Cruzeiro
Mano Menezes é o responsável pelo bom futebol apresentado pelo Cruzeiro (Washington Alves/Light Press)

Por Rômulo Ávila

Não sou de ficar em cima do muro. Por isso vou logo ao ponto: o melhor time mineiro no começo desta temporada é, sem dúvida, o Cruzeiro. E minha avaliação não tem relação com a goleada de 6 a 0 sobre o São Francisco, do Pará.  Para falar a verdade, nem perdi tempo de assistir. Por motivos óbvios, preferi perder meu sono para acompanhar o duelo entre  Olímpia x Botafogo, pela Libertadores. 

Mas, voltando ao futebol mineiro, o Cruzeiro tem uma virtude que me agrada: a capacidade de atacar e criar. Foi assim com o time bicampeão brasileiro, comandado por Marcelo Oliveira.  É claro que o Cruzeiro de Mano ainda terá que evoluir muito para alcançar os feitos de time de 2013/14 mas a postura atual é sim um indicativo muito positivo. Não tem como negar. O volume ofensivo do Cruzeiro está acima do normal.  Foi assim, por exemplo, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético e nos outros jogos que assistir do time nesta temporada. São inúmeras chances criadas sucessivamente.  

Tabelas, passes curtos, aproximação, profundidade e velocidade são as qualidades que me fazem apostar o Cruzeiro como o time mais qualificado de Minas. Não que o Atlético seja ruim. Acho, inclusive, que o técnico Roger Machado conseguiu melhorar muito o padrão tático da equipe em comparação com o time de 2016. 

Falta no Atlético o que sobra no Cruzeiro: velocidade. E isso passa pelas características de cada elenco. Já cansei de falar aqui que o Atlético precisa reforçar  a equipe com um jogador de velocidade (além de um zagueiro e um meia), como Alisson. Muitos vão dizer que o elenco já tem Maicosuel, mas estou falando de um verdadeiro ponta, com qualidade para entrar durante uma partida e mudar a cara do time, furar retranca.

A temporada está só começando. Muita coisa pode (e vai) mudar. Mas tudo indica que o futebol mineiro voltará a se destacar nacionalmente, com conquistas importantes dos seus dois gigantes. Até aqui, o Cruzeiro está na frente. 

Rômulo Ávila
É jornalista formado pela Newton Paiva. Foi repórter esportivo durante dois anos do extinto Diário da Tarde (tradicional periódico de BH fechado pelos Associados Minas em julho de 2007). Atualmente é repórter do Portal DomTotal. Antes de cursar comunicação, foi jogador de futebol profissional. Começou no Villa Nova-MG e passou pelo futebol paulista e nordestino.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas