13 Jul 2017 | domtotal.com

Timão campeão, Galo morto no Horto e Raposa no G-4


Impecável, Corinthians está cada vez mais perto de conquistar mais um título nacional
Impecável, Corinthians está cada vez mais perto de conquistar mais um título nacional

Por Rômulo Ávila

Com apenas 13 rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro 2017 já tem o virtual campeão. Com incríveis 90% de aproveitamento, o Corinthians precisa apenas vencer metade dos 25 jogos restantes para confirmar o título. Ou seja, mesmo se o atual aproveitamento caísse para 50%, o time do Parque São Jorge ficaria, merecidamente, com o caneco. 

Dos 75 pontos  restantes, basta ao Timão conseguir 38, número que pode ser alcançado apenas se vencer as 12 partidas como mandante. Feito isso, chegará a 72 pontos, número suficiente para garantir mais um título nacional.  

O mais intrigante de tudo é que a equipe paulista iniciou a competição fora de qualquer lista de favoritos. E precisou de apenas 13 rodadas para disparar e atingir o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos, com 12 pontos de frente para o vice-líder. 

Enquanto o caminho do título está escancarado para o Timão, o Atlético, apontado como um dos favoritos, faz o caminho inverso e decepciona no Brasileirão.

Nem mesmo o mais pessimista atleticano poderia imaginar que o time perderia a força como mandante. São apenas duas vitórias em sete jogos no Horto. Perdeu outros três e empatou duas vezes. Frustração total.

Com apenas 17 pontos, o Atlético não sabe se olha para o G-4 ou se preocupa com o Z-4. A verdade é que o sonho do Brasileirão 2017 já era para o Atlético. Neste momento, é trabalhar para eliminar o risco de rebaixamento e focar na Libertadores e Copa do Brasil. No entanto, é necessário um fato novo com força para balançar o acomodado elenco: trocar de treinador. Roger Machado, que tanto defendi neste espaço, não tem mais condição de conduzir o time nas decisões que estão por vir.  Se nada for feito neste sentido, corre sério risco de sofrer dupla eliminação e jogar o ano para o buraco.

G-4

Na briga pelo que resta no Brasileirão, vejo o Cruzeiro com boas possibilidades de ficar com uma vaga na Libertadores 2018. O elenco celeste tem opções interessantes, especialmente no ataque. Apesar de não concordar com algumas decisões do técnico Mano Menezes, acho que o time celeste tem potencial para se sustentar nas primeiras posições.

Rômulo Ávila
É jornalista formado pela Newton Paiva. Foi repórter esportivo durante dois anos do extinto Diário da Tarde (tradicional periódico de BH fechado pelos Associados Minas em julho de 2007). Atualmente é repórter do Portal DomTotal. Antes de cursar comunicação, foi jogador de futebol profissional. Começou no Villa Nova-MG e passou pelo futebol paulista e nordestino.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas