17 Out 2017 | domtotal.com

11 times lutam contra o rebaixamento no Brasileiro


São Paulo e Atlético-PR, que se enfrentaram na rodada passada, estão entre os rebaixáveis do Brasileiro.
São Paulo e Atlético-PR, que se enfrentaram na rodada passada, estão entre os rebaixáveis do Brasileiro. (FERNANDO DANTAS / Gazeta Press)

Por Juliano Paiva

O Campeonato Brasileiro entra na sua reta final tendo como disputa mais acirrada a luta contra o rebaixamento. Onze dos 20 times brigam para não disputar a série B em 2018. A diferença do 10º colocado, Bahia, que disputará a Copa Sul-Americana em 2018, para o 17º, Ponte Preta, primeiro da zona do rebaixamento, é de apenas três pontos.
 
A lista dos rebaixáveis inclui clubes tradicionais como Coritiba, Ponte Preta, Sport, São Paulo, Fluminense, Atlético-PR, Bahia e Vitória. Destes, somente o Tricolor Paulista nunca caiu.
 
Se quiser continuar com esse status, é bom o São Paulo acordar. A campanha arrastada tem assustado seus torcedores. Apenas uma vez em 2017, o clube da capital paulista venceu dois jogos consecutivos. Foi bem no início da competição, na segunda e terceira rodadas, quando passou por Avaí e Palmeiras, ambos no Morumbi.
 
Por outro lado, por quatro vezes, o São Paulo perdeu dois jogos seguidos nas 28 rodadas já disputadas. Isso só ilustra o quanto a briga para não cair é o grande destaque do Nacional. Já a disputada pelo título está praticamente decidida a favor do Corinthians e a disputa por vaga na Libertadores envolve menos clubes.
 
Meta
 
Neste momento, a tradicional meta dos 45 pontos para não ser rebaixado pode não servir. De acordo com o site do Departamento de Matemática da UFMG, com aquela pontuação, um time tem 9,25% de chances de cair.
Um número bem mais seguro no momento é 47, o qual coloca a equipe com somete 0,19% de chance de disputar a Segundona no ano que vem.
 
O hexacampeão brasileiro São Paulo tem hoje 16.80% de chances de ser rebaixado. Já o tetra Fluminense tem 10%. Parece pouco para ambos, que venceram no último final de semana, mas tudo muda com um revés e a temível combinação de resultados, uma vez que a diferença de pontos entre os times é bem pequena.
 
Quase lá
 
Os times com mais chances de cair, ainda de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, são o Atlético-GO (80,7%), Coritiba (77.5%), Avaí (66,5%) e Ponte Preta (43,1). Não por acaso, são os quatro times na zona de rebaixamento neste momento.
 
Triste realidade
 
A triste realidade do Brasileirão 2017, com a maior parte dos times brigando para não cair, evidencia o baixo nível técnico desta edição. O Nacional deste ano é chato por praticamente não ter emoção na luta pela taça e ruim tecnicamente por causa do alto número de “rebaixáveis”. Um Campeonato Brasileiro que, certamente, só deixará saudades nos corintianos. E olhe lá!

Juliano Paiva
é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007.
+ Artigos
Instituições Conveniadas