19 Jan 2018 | domtotal.com

Letargia

Pesquisas são feitas a partir de detalhadas metodologias, que, a depender de suas características, podem gerar resultados totalmente diferentes.

A opinião revelada à pesquisa torna-se de pensamento instituído em pensamento instituinte.
A opinião revelada à pesquisa torna-se de pensamento instituído em pensamento instituinte. (Reprodução)

Por Marcel Farah

Recente pesquisa do datafolha, instituto de pesquisa da Folha, mostra uma população mais favorável a soluções conservadoras para os problemas sociais. Com mais apoio à pena de morte, negação ao aborto como direito da mulher e apoio à redução da maioridade penal.

Antes de um retrato da realidade entendo as pesquisas de tais institutos como uma forma de conduzir a sociedade para a opinião majoritária retratada. Uma tentativa de indução ao efeito manada a partir da constituição de opiniões estáticas e consumadas. Uma forcinha ao conservadorismo à medida que desprezam a noção de opiniões em movimento, que mudam cotidianamente, a depender do nível cultural e informacional a que cada pessoa e grupo é exposto.

Pesquisas são feitas a partir de detalhadas metodologias, que, a depender de suas características, podem gerar resultados totalmente diferentes.

Uma certa oportunidade, em diálogo com a direção do IBASE (ONG que pesquisa sobre indicadores sociais entre outros trabalhos) foi apresentada uma metodologia de pesquisa baseada em grupos de discussão sobre os temas pesquisados antes das perguntas em si. Os resultados, pelo menos quanto à maioridade penal, foram diametralmente opostos ao que aparece reiteradamente na mídia. A população, após rápidos esclarecimentos sobre o tema, muda de posição, e passa a acreditar que não se resolve o problema da criminalidade mandando mais jovens para as cadeias, que já estão lotadas dos mesmos.

Minha impressão é que poucas das pessoas entrevistadas sobre estes temas chega a ter conhecimento das diferentes posições sobre os mesmos. Ainda mais considerando a monotonia de nossa mídia em relação a estes assuntos.

O resultado é que sabendo pouco sobre cada tema as pessoas tendem a aderir a uma corrente sem necessariamente compreender o problema. A opinião revelada à pesquisa torna-se de pensamento instituído em pensamento instituinte.

Na realidade as pesquisas massivas de opinião retratam muito mais a letargia da população em torno de graves problemas sociais do que uma opinião definitiva a influenciar candidatos em ano eleitoral, como as mesmas sugerem.
 

Marcel Farah
Educador Popular
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas