30 Jan 2018 | domtotal.com

Uma nova fórmula para melhorar o Campeonato Mineiro


Um Campeonato Mineiro enxuto valorizaria a disputa pela taça e não sobrecarregaria os clubes com o calendário.
Um Campeonato Mineiro enxuto valorizaria a disputa pela taça e não sobrecarregaria os clubes com o calendário. (Pedro Vale / Gazeta Press)

Por Juliano Paiva

O nosso querido Campeonato Mineiro de raiz já vai para a quinta rodada. Sim, é isso mesmo. Quinta rodada! No intervalo de apenas 11 dias – entre 11 e 28 de janeiro – cada equipe realizou quatro jogos. 

E eis o lado negativo do Mineiro. Aliás, de todos os estaduais. Eles são muito longos com vários jogos que valem muito pouco. Portanto, precisavam ser mais enxutos, de preferência com jogos apenas nos finais de semana. Isso daria chance para 30 dias de uma pré-temporada consistente, bem feita, mesmo em ano de Copa do Mundo como é o de 2018.

Como? Simples! Mudando a fórmula de disputa. Para melhor, claro, e não para pior como foi feito na atual temporada com o Campeonato Mineiro.  

A fórmula da competição em 2018 é uma verdadeira aberração. Dos 12 times, oito se classificam para as quartas de final. Assim não pode!

Na fórmula que imaginei seriam necessárias apenas 10 datas. Com isso, o mês de janeiro inteiro, vou repetir, inteiro, ficaria para a pré-temporada. Os jogos seriam disputados nos quatro finais de semana de fevereiro, nos quatro de março e nos dois primeiros de abril.

Teríamos partidas apenas nos sábados e domingos. 

Então vamos à formula!

Eu utilizei os times da atual temporada. A definição dos grupos seria por sorteio sendo que Atlético, Cruzeiro e América seriam os cabeças de chave. 

GRUPO A
Atlético
Tombense
Boa
Caldense 

GRUPO B
Cruzeiro
Villa Nova
URT
Patrocinense

GRUPO C
América-MG
Uberlândia
Democrata-GV
Tupi

FASE DE GRUPOS
Os times se enfrentam em ida e volta dentro do próprio grupo. O 1º colocado de cada grupo e o melhor 2º colocado disputam a semifinal.

SEMIFINAL

Jogo 1: 1º melhor 1º colocado x Melhor 2º colocado
Jogo 2: 2º melhor 1º colocado x 3º melhor 1º colocado

O 1º melhor 1º colocado e o 2º melhor 1º colocado jogam por dois resultados iguais e fazem a segunda partida em casa. 

FINAL

Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2

O melhor colocado na Fase de Grupos, entre os dois times da final, joga por dois resultados iguais e faz a segunda partida em casa. 

Bem melhor, não!? 10 datas! Somente 10 datas! Não apertaria nem em ano de Copa. Eu utilizei o nosso Campeonato Mineiro, mas algo similar poderia ser feito com todos os estaduais. 

Os jogadores fariam uma pré-temporada completa e haveria um intervalo de uma semana entre um jogo e outro do Estadual. 

Juliano Paiva
é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas