04 Dez 2018 | domtotal.com

Brasileiros já respiram a Libertadores 2019


Victor avisa que a Libertadores já começou para o Atlético.
Victor avisa que a Libertadores já começou para o Atlético. (Pedro Vale / Agif/Gazeta Press)

Por Juliano Paiva

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim e imediatamente teve início a competição mais importante do continente, a Taça Libertadores da América. Mesmo sem conhecermos o campeão da edição atual – River Plate e Boca Juniors farão a finalíssima, domingo, em Madrid –, sete torcidas já respiram a Libertadores 2019 no Brasil.  

Atleticanos, cruzeirenses, gremistas, colorados, palmeirenses, são-paulinos e flamenguistas estão ansiosos para o sorteio dos grupos que acontece no próximo dia 17. E, mais do que isso, na expectativa por conhecer os reforços que aumentarão as chances de levar seu clube de coração ao topo da América.

Dos sete brasileiros classificados para a próxima edição do torneio continental, seis conseguiram a vaga de forma relativamente tranquila. Até o Cruzeiro, que fez uma final de Copa do Brasil, não teve dificuldades para passar pelo fraco Corinthians e levantar a taça.    

A emoção mesmo ficou por conta do Atlético que só confirmou seu lugar na Libertadores 2019 na última rodada do Brasileiro. E foi daquele jeito. Ao estilo Galo, no sufoco, fazendo o torcedor gritar pelo time o jogo inteiro contra o Botafogo.

Já no clima, o goleiro Victor avisou: “Hoje não foi o último jogo do Campeonato Brasileiro, mas sim o primeiro jogo da Libertadores”.  As palavras do Santo ganharam as redes sociais e enlouqueceram a torcida que, ainda no Horto, gritou pedindo o bicampeonato: “Vamos Galooo! Ganhar Libertadores! ”

Eixo Rio-São Paulo perde espaço

Dos sete brasileiros classificados até agora para a Libertadores 2019, quatro estão fora do eixo Rio-São Paulo: Atlético, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Um quinto time pode fazer parte dessa turma, o Atlético-PR, que faz a final da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla e, caso seja campeão, também vai à Libertadores.

Os representantes do eixo são o Palmeiras, São Paulo e Flamengo. Apesar de estar em menor número em 2019, é do eixo que vem o favoritaço ao título. O Verdão tem obsessão e elenco para levantar a taça no ano que vem, em Santiago, no Chile, onde teremos a primeira decisão com jogo único na história da Libertadores.

Juliano Paiva
é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas