21 Fev 2019 | domtotal.com

Erros que uma vitória não pode esconder 


Atlético ainda tem problemas de ajustes na marcação
Atlético ainda tem problemas de ajustes na marcação (Bruno Cantini / Atlético)

Por Rômulo Ávila

Vitória por 2 a 0 fora de casa, várias chances criadas, defesa não sofreu gols e ampla vantagem garantida para o duelo de volta. Superficialmente, parece que está tudo certo com o time do Atlético na Libertadores, mas na prática não é bem assim. O triunfo sobre o limitado Defensor não esconde dois problemas que o time apresenta neste começo de temporada: falhas de marcação e a lentidão na saída de bola.

As melhores situações do Defensor foram criadas em razão do espaço dado pelo sistema defensivo do Atlético na intermediária. O problema também ocorreu nas duas partidas contra o Danubio. Inclusive, contribuiu para o segundo gol da equipe uruguaia no Horto. Livre, Siles recebeu a bola, ajeitou e chutou sem ser atrapalhado. Muitas vezes, o Atlético parece marcar com os olhos. Encurtar a distância entre os volantes e os zagueiros pode ajudar a corrigir o erro. 

Sobre a saída de bola, o problema ocorre principalmente quando o adversário adianta a marcação, situação evidente em vários momentos das três partidas disputadas pela Libertadores. É uma troca de passes sem objetividade de um lado para outro que irrita e não passa confiança, ainda mais para um time que tem errado muitos passes.

Não sei ao certo, mas parece que os setores estão distantes, situação que provoca lentidão e facilita o trabalho do adversário. Não sou contra sair jogando, mas em algumas situações é melhor fazer a ligação direta e eliminar o risco de perder a bola na defesa, onde um passe errado pode ser fatal.  

São problemas que ainda não pesaram o suficiente para tirar a vaga do Atlético na fase de grupos da Libertadores, mas que precisam ser corrigidos. Até porque o time irá enfrentar, caso avance, rivais mais qualificados na competição continental que saberão explorar essas deficiências. 

Rômulo Ávila
É jornalista formado pela Newton Paiva. Foi repórter esportivo durante dois anos do extinto Diário da Tarde (tradicional periódico de BH fechado pelos Associados Minas em julho de 2007). Atualmente é repórter do Portal DomTotal. Antes de cursar comunicação, foi jogador de futebol profissional. Começou no Villa Nova-MG e passou pelo futebol paulista e nordestino.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas