25 Fev 2019 | domtotal.com

As verdades convenientes do futebol 


O técnico Levir Culpi prepara dois times para suportar toda a temporada 2019.
O técnico Levir Culpi prepara dois times para suportar toda a temporada 2019. (Bruno Cantini / Atlético)

Por Juliano Paiva

O Atlético começou bem a temporada. Lidera o Campeonato Mineiro jogando mais de 60% da competição com time reserva e está a pouco mais de 90 minutos de chegar à fase de grupos da Taça Libertadores da América. 

Jogar o Estadual com os suplentes tem duas grandes vantagens. Além de descansar o time principal permitindo que este entre em campo apenas uma vez por semana, treina os reservas, dando ritmo e confiança a eles. 

Se tudo correr bem para o Galo na Libertadores e na milionária Copa do Brasil, o time reserva será muito usado no Campeonato Brasileiro. O sempre tão esperado Nacional só começa no último domingo de abril. 

Até lá os “amigos de Carlos César”, como é carinhosamente chamado o time B do Atlético por sua torcida, pode apresentar um jogo coletivo ainda melhor, dando prosseguimento ao objetivo de “ajudar” os titulares. 

Como diria o técnico ídolo da torcida, Levir Culpi, se a estratégia resultar em títulos é porque o planejamento foi bem feito. Caso contrário, será um modelo muito criticado e, inclusive, colocado de lado num futuro próximo. 

São as verdades convenientes do futebol. 

O atleticano adepto do carpe diem, por sua vez, nem pensa nisso. Ele quer mesmo é curtir o momento depois de uma temporada 2018 complicada. 

Nessa vibe vale prestigiar jogadores da base como Alessandro Vinícius, uma boa surpresa do Mineiro até agora.   

Juliano Paiva
é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas