08 Abr 2019 | domtotal.com

O favoritaço Cruzeiro 


Cruzeiro está voando rumo a uma temporada que tem tudo para ser campeá na Toca 2.
Cruzeiro está voando rumo a uma temporada que tem tudo para ser campeá na Toca 2. (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Por Juliano Paiva

O Cruzeiro, como se diz por aí hoje em dia, está na boa. É o time mais tranquilo entre os grandes na temporada. Tranquilo no sentido literal deste adjetivo. Calmo, estável em campo e em paz com a torcida. Eis o clube celeste em 2019. 

É verdade, o Cruzeiro começou o ano cambaleante. Os empates na primeira fase do Campeonato Mineiro, em especial com os times do interior, fizeram muito cruzeirense torcer o nariz. 

Enquanto alguns torcedores exigiam melhor desempenho, outros preferiam a “desculpa” de que o foco é a Libertadores e era necessário dosar no Estadual. Seja isso ou aquilo, o fato é que o Cruzeiro começou a jogar bem e tem feito isso com incrível naturalidade, mostrando um futebol leve e convincente. 

A facilidade com que a Raposa passa por seus adversários não diz respeito apenas ao fato de a maioria deles ser muito fracos. Em situações parecidas, Atlético, Flamengo, Grêmio e até o todo poderoso Palmeiras tiveram dificuldade. 

Mas o que levou a isso? O trabalho prolongado de Mano Menezes. A quase três anos à frente do time, o técnico é o mais longevo entre os treinadores dos 12 grandes clubes brasileiros. 

Mano esteve por um fio após a perda do título do Campeonato Mineiro para o Atlético e a queda na Copa Sul-Americana para o Nacional do Paraguai, em maio de 2017, num intervalo de apenas três dias.  

Passada a tempestade, de lá para cá duas Copas do Brasil foram para o Barro Preto e o elenco se acostumou com Mano, como ele se acostumou aos atletas. Existe uma maneira eficiente de jogar mesmo quando se perde peças importantes como Thiago Neves, por contusão, e Arrascaeta, em definitivo. 

E isso faz toda a diferença.  Não por acaso, o Cruzeiro está invicto no ano e desponta como o único favoritaço a todos os títulos no ano. Com boas perspectivas de ser bicampeão mineiro, apesar da vantagem atleticana, e de se confirmar como o primeiro lugar geral na Libertadores, a Raposa ainda terá pela frente o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. 

Vai ganhar tudo? Só saberemos com o tempo, claro. O futebol é o esporte mais popular do planeta muito por sua imprevisibilidade. Tudo é possível! Mas se você tiver que apostar um real que seja ou sua casa num time, o faça no Cruzeiro. Suas chances de perder ficarão bem reduzidas se comparadas a apostas feitas em outros times.   

LEIA TAMBÉM: Cruzeiro mira primeiro lugar geral da Libertadores 

Juliano Paiva
é jornalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007.
+ Artigos
Instituições Conveniadas