11 Abr 2019 | domtotal.com

Cariocão 2019


Gigante chinês pode campeão carioca 2019
Gigante chinês pode campeão carioca 2019 (Úrsula Nery/Agência FERJ)

Por Rômulo Ávila

O Shanghai SIPG Football Club, atual campeão da Super League da China, decidirá o título do Campeonato Carioca 2019 contra o vencedor do duelo entre Vasco e Flamengo. O Cariocão 2019 foi considerado o campeonato mais bem organizado do planeta pelo site "Football World Rankings", o mesmo que colocou Mano Menezes como sétimo melhor treinador do mundo, à frente de Pep Guardiola.

As inovações dos cartolas cariocas são tantas que se Vasco e Flamengo empatarem por 3 a 3, os dois estarão eliminados e o rival do Shanghai SIPG Football Club sairá de um triangular entre Fluminense, Bangu e Botafogo. Serão jogos de ida e volta. Os dois primeiros fazem a final em confronto único a ser disputado no Alçapão do Bonfim, em Nova Lima. 

Incompreendido por muitos torcedores, o regulamento do Cariocão 2019 virou referência também no exterior. Tanto que deve ser copiado na íntegra na terceira divisão do campeonato nacional do Afeganistão. A fórmula de disputa revolucionária também foi oferecida ao Departamento de Futebol Amador da Federação Mineira de Futebol (FMF). 

A negociação está adiantada, já que a Federação Carioca do Rio sinalizou que vai aceitar a principal exigência da entidade mineira: que o campeão amador do estado dispute a Recopa Carioca Premium contra o grande campeão profissional do Rio, que pode ser Vasco, Flamengo, Bangu, Botafogo e, é claro, o  Shanghai SIPG Football Club.

Os cartolas do Rio querem que a decisão da Recopa Carioca Premium ocorra no Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, mais conhecido como Moça Bonita. Já os dirigentes mineiros trabalham para que a grande final seja no campo do Ipê, em São José da Lapa, onde o Juventude F.C, do bairro Santa Efigênia, manda suas partidas. 

Apesar desse impasse, cartolas mineiros e cariocas já acertaram que o duelo, a ser transmitido via gato net para mais de 80 países, terá o VAR. Afinal, diante de tanta organização eles não querem que um erro de arbitragem manche o Cariocão 2019.

Rômulo Ávila
É jornalista formado pela Newton Paiva. Foi repórter esportivo durante dois anos do extinto Diário da Tarde (tradicional periódico de BH fechado pelos Associados Minas em julho de 2007). Atualmente é repórter do Portal DomTotal. Antes de cursar comunicação, foi jogador de futebol profissional. Começou no Villa Nova-MG e passou pelo futebol paulista e nordestino.
Comentários
+ Artigos
Instituições Conveniadas