Blog ACONTECE

Já viu o Mondrian?

07/08/2016 07:09:42

Bom dia a todas e todos!

Se você ainda não sabe, está na hora de 00saber: Belo Horizonte está recebendo a mostra Mondrian e o Movimento De Stijl, trazendo ao público peças dessa vanguarda holandesa.

O De Stijl foi um movimento estático diverso: design, artes plásticas, arquitetura, pintura, poesia. Nasceu em 1917 como uma revista que levava o nome que hoje representa essa vanguarda artística. Mondrian a chamaria de Neoplasticismo; na cabeça, abstracionismo total.

Mondrian
Facebook/Reprodução

A mostra Mondrian e o Movimento De Stijl traz cerca de 100 obras — 30 das quais de Mondrian, e uma seleção de múltiplas manifestações do movimento De Stijl compondo o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil. A maior parte do acervo é procedente do Museu Municipal de Haia (Gemeentemuseum, Den Haag), da Holanda, que reúne a maior coleção do mundo de obras de Mondrian.

A exposição está na capital até o dia 26 de setembro, de 9h às 21h, com exceção das terças-feiras, que o espaço não abre; lá no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). A entrada é gratuita!

Aproveitem!

Comentários