Blog ACONTECE

Meninas de Sinhá- Na semana das Mulheres

08/03/2018 08:00:52

meninas_de_sinha_0

O grupo Meninas de Sinhá, formado por mulheres do bairro Alto Vera Cruz, bastante conhecido culturalmente e por seu compromisso social na periferia de Belo Horizonte (MG), nasceu de encontros sociais em 1989.

Idealizado por Dona Valdete Cordeiro que se preocupava com a
autoestima de suas vizinhas usuárias de fortes medicamentos
para depressão. Assim, Meninas de Sinhá, vem do desejo de
compartilhar experiências e elevar a autoestima, sendo, atualmente, referência nacional, quando o assunto é transformação social por meio da cultura. A arte de cantar, dançar e relembrar antigas cantigas de roda, cirandas e brincadeiras infantis deu frutos e trouxe reconhecimento. Com o CD Tá caindo Fulô, produção independente/2007, o projeto sociocultural recebeu o Prêmio Tim de Música Brasileira/2008 e o 6º. Prêmio Rival Petrobrás de Música, além de ser reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil no Prêmio Cultura Viva/2007 e, atualmente, foi contemplado pela Fundação Banco do Brasil com o Certificado de Tecnologia Social/2013, por sua atuação em promover a cultura das cantigas de roda, a busca da alegria através da música, interações comunitárias e sua pesquisa e valorização de mulheres idosas, cooperando para o reconhecimento internacional e nacional como patrimônio cultural brasileiro.

Formado atualmente por 24 mulheres com idade entre 54 e 97 anos, o Meninas de Sinhá promove oficinas educativas e motivacionais e shows com repertório de domínio público e com músicas próprias e releituras. Além de suas ações culturais o grupo permanentemente se apresenta em asilos, creches, penitenciárias, escolas e hospitais levando alegria e motivação, sempre trabalhando públicos diversos entre adultos, jovens e crianças enfatizando a figura da mulher como instigadora sociocultural.

O Objetivo Principal do grupo é demonstrar a força, a beleza e enfatizar o grande potencial feminino de suas integrantes valorizando sua comunidade e interagindo com um público bem
diverso que vão desde crianças a idosos; também a pessoas que estão à margem do consumo de cultura até pessoas intelectuais e doutores de psicologia, educação etc. Seu repertório mescla
músicas de domínio público, próprias e releituras populares.

Seu mais recente trabalho, o DVD Daqui do Alto, patrocinado pela Fiat Automóveis através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é uma celebração das memórias vividas em 20 anos do reconhecido e do primoroso trabalho com mulheres idosas da região carente em BH.

É no Suricato – Rua Souza Bastos, 175 – Bairro Floresta, 31015-410 Belo Horizonte

Horário: Das 19h às 22h

Ingressos R$12,00 – pague no local

Comentários