Blog ACONTECE

Memorial Itinerante – Africanidades

04/06/2018 07:00:32

Bom dia a todas e todos!

Esculturas, projeções, áudios, painéis e até fotos de Sebastião Salgado ficam disponíveis para visitação até o dia 9 de junho. A proposta do “Memorial Itinerante – Africanidades” é promover acessibilidade às atividades nos museus.

A exposição vai levar à população um recorte do acervo do Memorial Minas Gerais Vale, um dos museus do Circuito Liberdade. A mostra segue até 9 de junho e pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

“Memorial Itinerante – Africanidades” inclui, além da exposição, um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. A exposição gratuita e temporária será composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais:  as salas Celebrações, Vale do Jequitinhonha, Fazenda Mineira, Vilas Mineiras, Povos Mineiros e Sebastião Salgado. “Já temos recebido muitos artistas do Aglomerado da Serra para apresentações no Memorial, mas desta vez optamos por seguir a proposta de acessibilidade levando parte do museu até o Aglomerado. Há muito o que retratar sobre Minas Gerais e a arte na e para a periferia é uma delas”, contextualiza o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.

A exposição já passou pelas cidades de Ouro Preto, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Itabira, Mariana e Catas Altas.

A exposição acontece no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215 / Aglomerado da Serra), com visitação das 9h às 18h durante a semana, e aos sábados das 10h às 14. A entrada é gratuita.

Bom proveito a todos!

Comentários