Blog DIREITO / EXAME DA OAB

Exame de Ordem: Domingo está chegando!

17/07/2015 12:20:49

19 de julho

Hoje ainda é sexta-feira, 17 de julho de 2015, faltam 2 dias para o XVII Exame de Ordem. O que deve o examinando fazer nesse momento?

A minha recomendação para quem deseja aproveitar o dia é estudar a matéria de Ética, o Estatuto da Criança e Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor,  isso porque trata-se de matérias curtas, de fácil assimilação e que serão fundamentais para a a aprovação do examinando, também é dia de fazer uma revisão do que viu, dia de dar um sprint final nessa maratona de estudos.

Mas é bom lembrar  do que é permitido e o que é proibido na hora da prova?

Com a proximidade da aplicação da prova, é normal que os examinandos estejam à beira de um ataque de nervos. Afinal, são anos de conhecimento que serão avaliados em apenas algumas horas.

Para não acabar prejudicado, conheça  deslizes fatais que você NÃO pode cometer na hora da prova. Fique de olho e evite estas mancadas!

 1- Deixar o celular ligado

A utilização de qualquer tipo de aparelho eletrônico é proibido no dia prova, conforme instruções presentes no edital de abertura, porém muita gente acaba levando o celular. O que não pode é esquecer de desligar o aparelho assim que entrar na sala da prova. Se achar melhor, deixe-o em casa ou cole um post-it na tela lembrando de desligar a aparelho.

 2- Levantar-se antes da autorização do fiscal

Antes de começar a prova, leia atentamente a folha de regras. Uma delas especifica que o candidato só poderá se levantar mediante autorização do fiscal. Sendo assim, caso precise deixar a carteira por algum motivo, chame a atenção do responsável pela sala e aguarde a sua permissão. Além disso, fique atento ao tempo mínimo para entrega da prova!

 3- Levar lanches pesados ou em grande quantidade

Apesar das cinco horas ininterruptas de prova, tome cuidado para não exagerar no lanchinho e acabar atrapalhando os outros e a você mesmo. Fuja de embalagens e comidas barulhentas ou que tenham algum tipo de resíduo que possa sujar mãos e papéis, como gordura, por exemplo. O importante é ter o essencial: uma garrafa de água, alguma fruta fácil de comer, barras de cereal ou um biscoito individual.

 4-Passar o gabarito com pressa

Pratique a gestão do tempo! É aqui que entra a importância dos simulados e da resolução de provas anteriores durante a sua preparação. A ansiedade diminui a capacidade de concentração, então respire fundo e lembre-se de reservar tempo suficiente para preencher o gabarito com tranquilidade. Afinal, ele é o documento oficial das suas respostas e não pode ser rasurado.

 

Já amanhã lembre-se que é dia de descansar,  vá ao cinema, ao teatro, namore bastante, aproveite o almoço da casa da mãe ou da avó, prefira alimentos leves e saudáveis, e durma bem, seu corpo e mente precisa de descanso e reparos, vá pra cama cedo para estar com as energias recarregadas na hora da prova.

No domingo, saia cedo de casa, o início da prova esta previsto para  as 13 horas, então evite atrasos, evite qualquer coisa que aumente sua ansiedade, lembre-se que se trata apenas de uma prova. Sei que para todos é a mais importante prova, o mais importante exame, que já realizou na vida até então, mas mesmo assim é apenas uma prova e a vida vai continuar depois. Por isso continue com seus planos e sonhos independentemente do resultado! Boa prova a todos os leitores do nosso blog!

Comentários