Blog DIREITO / EXAME DA OAB

Exame de Ordem: Preparar para a 2ª etapa

20/07/2015 13:34:36

 

 

estudando

Foi realizado ontem a 1ª etapa do XVII Exame de Ordem.

Nesta primeira fase foi cobrado conhecimentos de disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB e seu regulamento geral, código de ética e disciplina da OAB, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, filosofia do direito, direito ambiental e direito internacional.

Como sabemos o examinando para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões.

O resultado preliminar oesta previsto para o dia 4 de agosto. O resultado final da primeira etapa, após análise de recursos, e o gabarito definitivo serão divulgados no dia 21 de agosto.

 

GABARITO

Segunda fase
A segunda etapa do XV Exame de Ordem esta prevista para o dia 13 de setembro de 2015, serão 4 questões discursivas (cada uma tem o valor de 1,25 pontos, juntas valem 5 pontos) e uma peça profissional (também valendo 5 pontos), totalizando 10 pontos, no qual o candidato necessita de 6 pontos para a aprovação.

Para a segunda etapa vale algumas dicas que o examinando poderá observar:

Na hora de estudar:

1- Além de estudar a peça, pratique a resolução das questões.

Não negligencie o estudo de questões abertas, é preciso treinar a resolução destas questões, busque provas anteriores verificando o espelho de correção da OAB.

2- Atualize o material de estudo

Invista na atualização dos códigos e coleções que são utilizados nos estudos e serão utilizados no dia do exame.

3- Familiarizem-se ao material que será usado no dia do exame

Observe os materiais que serão permitidos no dia do exame, a partir daí familiarize-se com o seu material para que durante a prova tenha facilidade de manusear e localizar suas respostas, otimizando o tempo e consequentemente não se sentindo “perdido”.

4- Façam simulados para treinar o gerenciamento do tempo

Resolva provas anteriores, gerenciando o seu tempo, de olho no relógio, treine a resolução de questões e a elaboração da peça. O prazo, conforme o item 3.1.2 do edital será de 5 (cinco) horas.

5- Busque criar condições semelhantes às do exame

Nos simulados busque resolver as questões de forma manuscrita, treinando a sua escrita tomando cuidado com a letra, uma vez que palavras inelegíveis decotam a nota do candidato.

6- Descanse bem na noite anterior

Por se tratar de um exame longo, exige-se máxima concentração, descanse bem na noite de sábado dia 10 de janeiro, para domingo.

Na hora da prova

7- Cheguem com antecedência ao local de prova

Lembrando que se trata do horário oficial de Brasília, não se atrase, sai de casa mais cedo e chegue antecipadamente ao local da prova.

8- Questão fácil? Respondam logo

Inicie sempre pela questão que você considerar mais fácil, em seguida faça a peça processual, somente após faça as questões que considerar difícil.

9- Atentem aos termos jurídicos no enunciado da peça

Leia atentamente o enunciado, se for necessário faça nova leitura, circulando os termos jurídicos que encontrar no texto, uma vez que possivelmente são estes que você irá encontrar no índice remissivo de seu material.

10- Jamais deixem questões em branco

Cada questão dissertativa tem o valor de 1,25 pontos, por essa razão mesmo que não acerte por completo, não deixe a questão em branco, a nota “quebrada”, mesmo que seja 0,25 pontos certamente faz diferença na pontuação final. Por isso, caso não saiba a resposta procure os termos do enunciado no código indicando os artigos. Lembre-se, jamais deixe questões em branco.

Comentários