Blog DIREITO / EXAME DA OAB

Exame de Ordem: Treinando com Simulados

24/08/2015 13:43:33

EXAME-DA-OAB

Ontem a tarde conversava com um examinando, ele me disse que sentia certa dificuldade na elaboração das peças prático profissionais.  Disse a ele que o importante nesse momento é muito treino, isso mesmo treino!

Mas como treinar?

Estamos nos aproximando da 2ª etapa do XVI Exame de Ordem previsto para o dia 13 de setembro e nesse momento a recomendação é dar uma especial importância ao simulado.

E simulado, não diz respeito tão somente em ter acesso a provas anteriores ou  aquelas elaboradas por páginas e blogs, escolas ou cursos preparatórios, mas também,  simular as condições reais da segunda etapa, desde as questões abertas e a questão prático profissional,  até o tempo de prova.

Isso é importante porque deverá visar as condições do evento no dia de sua realização, nesse caso deverá ser feito sob os seguintes critérios;

Isolamento –  O examinando deverá fazer a o simulado sozinho, sem qualquer interferência externa, apenas ele e o simulado (prova). Assim, procure um lugar isolado, o seu quarto por exemplo!

Concentração –  Na verdade se trata da continuação do primeiro critério, isolando-se busque se concentrar na prova, nas questões abertas e na prova prático profissional.

Disciplina – Desligue o celular, não permita qualquer tipo de distração que faça perder o foco no simulado.

É importante durante o simulado fazer a redação de sua peça e das questões sempre manualmente,  o ideal é que quando estudar em casa faça tudo manualmente, todas as respostas das perguntas abertas bem como a peça prática profissional usando papel e caneta, em primeiro lugar porque a percepção sua de tempo será bem diferente, o exame de ordem é manual e não digitado em algum computador. Em segundo e talvez mais importante ainda, tenho por mim que o fato de escrever manualmente as repostas e petição força o examinando a estudar mais a matéria, pois o tempo para escrever é maior e se presta muito mais atenção nas respostas.

Busque usar as folhas de respostas, que podem ser encontradas na página da instituição responsável pela realização do certame na web, treinando no mesmo número de linhas, espaço e números de folhas que estarão disponíveis no dia do exame.

É necessário utilizar o material que será usado no dia da prova, isso porque o examinando deverá se habituar ao seu material que será utilizado no dia do exame, conhecê-lo é importante para não se perder na hora da prova.

A realização dos simulados dessa forma lhe permite uma melhor gestão de seu tempo, recomendo não utilizar as 5 horas do certame para a realização da prova, mas algo em torno de 4 horas e 30 minutos, isso porque você terá mais 30 minutos para passar a limpo as soluções no caderno de respostas, assim como no dia do exame.

Entretanto,  talvez, a mais importante recomendação durante esse período preparatório para a segunda etapa é  estabelecer uma rotina de redação, treinando a elaboração de peças, sistematicamente, e nessa rotina errando, cometendo todos os erros possíveis haverá tempo para saná-los, identificando quais são as suas deficiências. Por isso busque resolver o maior número de peças e exercícios durante sua preparação, observando suas limitações e limando os equívocos, compreendendo a sistemática da estruturação das peças e mesmo a lógica da redação.

Com disciplina e vontade, a possibilidade de sucesso no Exame de Ordem crescerá exponencialmente!

Comentários