Blog DIREITO / EXAME DA OAB

Exame OAB: Planejando a aprovação!

09/11/2015 21:32:37

Escada

Em todas as áreas profissionais a busca pelo sucesso é uma constância. É necessário dedicação, humildade para conhecer os próprios limites, ter ciência daquilo que é bom e aquilo que precisa trabalhar para melhorar.

Isso não é diferente para os examinandos!

Ouço alunos reclamando que tem dificuldades em certas matérias, alguns  em Direito Penal e Processo Penal, outros em Direito Civil e Processo Civil, outros em Direito do Trabalho. Por essa razão se sentem desmotivados, apreensivos, mas não percebem a grande virtude que possuem, qual seja, humildade para reconhecer seus pontos fracos, e saber que precisa trabalhar em cima das deficiências, treinar mais e mais.

Há porém, examinandos que têm certeza que estão preparados para o exame. Entretanto, esses, no dia das provas são apresentados a uma realidade que fingiam não conhecer, qual seja, que haviam pontos fracos que não foram trabalhados, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Ética. Ou por vezes tinham a falsa convicção que aquela disciplina que é especialista será a sua salvação. “Vou mal em processo penal mas vou acertar todas as questões de processo civil!”  Isso é um equivoco!

Como disse, é preciso ter humildade para conhecer os seus limites, e a partir daí perceber o que deve ser melhorado, trabalhado, treinado!

Visando auxiliar os examinandos a descobrirem os seus limites, se estão bem preparados para o Exame de Ordem há 4 passos que podem ser observados.

1° passo

É olhar para a sua própria capacidade e ver se o seu conhecimento já está bem amadurecido ao ponto de se lançar nesta empreitada. Perceba por si mesmo se não acumulou muitas matérias para fazer no final do curso. Ou mesmo se não está em um momento ruim do curso. Uma maneira de testar a si mesmo de forma eficiente é respondendo provas anteriores da OAB e verificando seu resultado. Veja onde errou e acertou mais e foque seus estudos onde é necessário.

2° passo

Quanto ao TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, você já possui o tema e está fechado, ou ainda não tem ideia do que vai fazer. Só lembrando que o TCC é parte obrigatória e importante do término do curso. Fazer duas coisas muito importantes simultaneamente poderá acarretar em um possível prejuízo. No entanto, se já possui um bom adiantamento nesse quesito, aí você poderá tentar fazer a prova, sim.

3° passo

O seu tempo de estudo está otimizado? Atualmente você tem um tempo disponível para se preparar para a prova? Ou não tem como encaixar um grande período de estudos na sua agenda? Perceba se tem condições de dar a força necessária à preparação para o exame, atualmente. Ou terá que improvisar os estudos? Você tem se dedicado de maneira a concluir o estudo de todas as matérias a tempo e com qualidade? Analise e reflita sobre isso…

4° passo

Seu psicológico como está? Você se sente confiante? Acredita que é o melhor momento para fazer a prova, que é capaz de passar, que está seguro? Quanto ao fator financeiro… Você pode fazer um investimento na inscrição da prova agora? Adquiriu algum material mais especifico para obter bom êxito e não ficar fazendo tentativas vazias? Esses também são fatores que influenciam bastante na tomada de decisão.

Comentários