Blog DIREITO / EXAME DA OAB

Exame de Ordem: Estudando Ética!

17/11/2015 13:21:03

 

 

galera-etica011

Costumeiramente sempre chamo a atenção do examinando para dar importância aos estudos de ética, isto porque não é novidade para ninguém que Ética e Estatuto da OAB, é a disciplina mais cobrada  no Exame de Ordem, representando geralmente 10 questões de um total de 80. Considerando que o candidato precisa acertar pelo menos 40 questões para ser aprovado, vale a pena se dedicar à disciplina. É tão importante que em vários posts chamo atenção paro o seu estudo, até mesmo porque priorizamos matérias que consideramos mais ”importantes”, ou aquelas, que achamos mais fáceis, escolhemos Processo Civil, Processo Penal, Direito do Trabalho e deixamos de lado o estudo da Ética Profissional.

Mas qual a importância de Ética Profissional?

A resposta é simples, Ética e Estatuto da OAB representa 10 questões na primeira etapa do exame de ordem, acertá-las corresponde a 25% do que é necessário ao candidato para passar no Exame de Ordem, já que precisará de 40 pontos (acertos).

A importância da disciplina se torna mais evidente pelo pequeno volume de conteúdo a ser estudado se comparado a outras matérias, é possível fazer inclusive um estimativa dos 10 assuntos mais cobrados, mas lembre-se é apenas uma estimativa.

  1. Honorários advocatícios
  2. Processo Disciplinar
  3. Infração Disciplinar
  4. Sanção Disciplinar
  5. Publicidade
  6. Incompatibilidade e impedimento
  7. Mandato Judicial
  8. Inscrição do advogado e da Sociedade de advogados
  9. Direitos do advogado
  10. Órgãos da OAB

Como estudar ética para o exame de ordem?

A pergunta correta deveria ser, qual a melhor forma de estudar Ética Profissional, como já expos em um post anterior recomendo que na última sexta-feira antes da primeira etapa, dia 19 de julho, foque na leitura do Código de Ética e Disciplina da OAB, mas por mais que seja tentador o estudo da Deontologia Jurídica nos últimos dias antes da prova, vale lembrar que estamos apenas a 3 semanas do XVII Exame de Ordem, e por essa razão, recomendo que a partir da agora, o candidato leia pelo menos uma vez ao dia o Estatuto, o Código de Ética e o Regulamento Geral, o volume da matéria como afirmei é pequeno, então o candidato não “perderá” muito tempo com a leitura.

Na última semana intensifique o estudo, resolvendo exercícios e na sexta-feira anterior a prova, leia ao menos 3 vezes a matéria, lembre-se basta 40 acertos para ser aprovado na primeira etapa.

Fato é que não há uma fórmula mágica para se estudar Ética ou qualquer outra disciplina, cada aluno tem a sua forma, a maneira como melhor compreende a disciplina. Porém lembre-se da importância da Ética Profissional, ir bem significa um grande passo para a sua aprovação.

Lembre-se, são 10 perguntas, 25% da prova!

Comentários