Blog DIREITO E TECNOLOGIA

Tsunami tecnológico já impacta carreira jurídica

08/12/2017 07:00:06

No início, as máquinas não eram nada além do que ferramentas para aumentar a eficiência de algumas ações humanas. Hoje, elas já podem literalmente pensar. E é apenas o começo.

Tsunami-Tecnologico

Por Fábio Veras, PhD

Se a Netflix traz séries que nos fazem pensar como a tripulação da Enterprise, em Star Trek, realiza suas missões intergaláticas, nos alerta em Black Mirror com questionamentos perturbadores sobre a relação de nossas vidas com a tecnologia, e mostra em Divergente como seria a vida numa colônia futurista num planeta Terra devastado… podem ter certeza que os impactos da tecnologias no campo do Direito são reais e estudados de maneira muito séria.

Nenhum ser humano pode ler, ver, sentir, conversar, ouvir e interpretar ao mesmo tempo. E nossa capacidade cerebral de armazenamento e correlacionamento de informações tem limites físicos. Mas um computador com inteligência artificial pode. Mais ainda, há tecnologias que conseguem analisar todos os dados que influenciam seu trabalho e sua profissão em segundos.

Imagine um advogado tendo a sua disposição para uma hipótese específica de caso de um cliente no Direito de Família (ou qualquer outra área), acesso a todas as decisões precedentes do Juiz específico para a qual sua causa foi distribuída, as estatísticas de tendência, a doutrina que este julgador usou em casos anteriores para justificar seu voto – favorável ou contra seu cliente, um sistema que consiga captar artigos sobre o tema deste Magistrado na internet,  bem como a jurisprudência na qual o magistrado se ampara com um grau de precisão muito superior a capacidade humana. Agora pense em um sistema de automação de petição (que registra seu estilo de redação jurídica), colaciona esses dados e organiza o texto para aumentar a probabilidade de êxito… Sistemas assim já existem e começam a chegar na prática do Direito. Há todo um desenvolvimento de tecnologias que aumentam a acurácia de probabilidades de sentenças, ainda que obviamente as mesmas não sejam 100% previsíveis. Mas a tecnologia irá impactar o Direito e a sua vida profissional de muitas outras formas, que iremos explorar aqui nesse canal.

O Reino Unido já realiza conferências internacionais sobre Direito e Inteligência Artificial há mais de 30 anos, antes mesmo do surgimento da Internet. Em Junho passado se realizou a 16a. edição da Conferência Internacional de Direito e Inteligência Artificial no King’s College de Londres.

law

Todas as profissões começam a ser atingidas. A inteligência artificial é usada por máquinas que executam tarefas como raciocínio, planejamento, aprendizado e compreensão de linguagens. Embora ninguém espere ainda uma equivalência completa com a inteligência humana, a Inteligência Artificial afeta profundamente a forma como vivemos nossas vidas e a forma como realizaremos nossa profissão. As máquinas irão sim substituir a maior parte dos trabalhos de baixa e media complexidade do profissional do Direito. O próprio processo decisório será impactado.

Quando a Dom Helder cria a Sala do Conhecimento e utiliza o melhor que há no mundo tecnológico para o ensino do Direito. Quando a nossa Faculdade de Direito inicia no Direito Integral a reflexao sobre as Startups do Direito, significa que ja foi dada a largada para o maior projeto de Inovação no ensino do Direito da América Latina.

No início, as máquinas não eram nada além do que ferramentas para aumentar a eficiência de algumas ações humanas. Hoje, elas já podem literalmente pensar, e é apenas o começo. Queremos empoderar você com a compreensão e as ferramentas que permitirão o acesso a Justiça ser ainda mais eficaz, na era da transformação digital.

Comentários