Blog Veículos

BMW X3 M40i: primeiro carro semiautônomo feito no Brasil

12/06/2018 14:54:28

SUV será o primeiro carro montado no Brasil com sistema Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos para evitar o pior

BMW X3 M40i tem motor 3.0 com 360 cv
BMW X3 M40i tem motor 3.0 com 360 cv

Por Thiago Ventura

A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, inicia no próximo dia 18 de junho, a fabricação da versão nervosa M40i do novo X3.   Segundo a empresa, é o primeiro modelo com tecnologias usadas em carros autônomos a ser produzido no Brasil. O modelo vai manter o mesmo preço do importado: R$ 397,9 mil.

O SUV tem sistema que informa, por alertas visuais e sonoros, situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade de colisão traseira e controle e prevenção de aproximação inadvertida frontal. O próprio carro faz as manobras para estacionar.

A configuração topo de linha traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). O modelo tem câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.

O modelo vem com sistema de som premium Surround Harman Kardon.
O modelo vem com sistema de som premium Surround Harman Kardon.

Entre os equipamentos, o Active Protection, capaz de detectar riscos de colisão iminente e acionar diversos equipamentos de proteção aos ocupantes, entre eles, os tensores dos cintos de segurança e o fechamento automático dos vidros das janelas e do teto panorâmico. O modelo vem ainda com faróis Full-LED adaptativos, central com botão seletor iDrive touch controller com tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque, Head-up Display e som Surround Harman Kardon.

A fábrica da BMW passou a produzir quatro modelos: X1, X3, X4 e Série 3. A planta opera com metade de sua capacidade produtiva, de 32 mil veículos por ano e tem 700 funcionários.

bmw-x3-4

Comentários