Blog Veículos

Placas Padrão Mercosul: confira as novas datas para início em cada estado

04/12/2018 11:06:10

Rio de Janeiro segue como único estado que já utiliza as novas placas de veículos. Detrans estaduais têm até 31/12 para iniciar a emissão

Novo padrão de placas Mercosul será implantado até 31 de dezembro de 2018. (Foto: Lúcio Távora/Min.Cidades)
Novo padrão de placas Mercosul será implantado até 31 de dezembro de 2018. (Foto: Lúcio Távora/Min.Cidades)


Por Thiago Ventura

Previstas para iniciar em todo o Brasil no último sábado (1/12), as novas placas padrão Mercosul foram mais uma vez adiadas.  Foi o que decidiu o Conselho Nacional de Trânsito, na Resolução 748, publicada nesta segunda-feira. Mas, pelo que parece,  de dezembro não passam!

O adiamento acontece devido mudanças feitas na última semana: o brasão do município e a bandeira do estado foram retirados da placa. Pelo texto anterior, apenas veículos oficiais teriam tais elementos; agora nem esses terão! Os Detrans estaduais reclamaram do curto prazo aplicar as mudanças.

Como falamos no último post a respeito, isso vai ser benéfico para o proprietário. Sem tais elementos, a placa poderá ser utilizada durante toda vida útil do veículo. Numa transferência de propriedade ou domicílio o comprador não terá que providenciar uma nova placa. Óbvio que, numa mudança de categoria de veículo (por exemplo de comercial para particular), o item deverá ser trocado.

Veja como ficou a escala:

– Até 03/12/2018 para o RJ;

– Até 10/12/2018 para AM, ES, GO, PE e RO;
– Até 17/12/2018  para BA, RN e RS

– Até 24/12/2018  para AC, AL, MA, PR e PI;

– Até 31/12/2018 para AP, CE, DF, MT, MS, MG,PA, PB RR, SC, SP, SE e TO.
Definido em 2014 com os países do Mercosul, novo sistema só começou em 2018 no Brasil. Lúcio Távora/ MCidades
Definido em 2014 com os países do Mercosul, novo sistema só começou em 2018 no Brasil. Lúcio Távora/ MCidades

E quem já está com a nova placa padrão Mercosul? Segundo a resolução,  não será necessária a substituição nos veículos já equipados com o novo modelo quando em processo de transferência de município ou de propriedade.

Contudo, o texto da Resolução 748 deixa um brecha: “comprovada a falta de integração entre o sistema do órgão ou entidade executivo de trânsito e o sistema nacional, o DENATRAN poderá, excepcionalmente, alterar o cronograma previsto”. Ou seja, pode acontecer novos adiamentos…

DICA:

– Se você NÃO QUER a nova placa, antecipe a compra do carro novo/usado antes do calendário acima.

– Se você QUER a nova placa, deixe para fazer negócio em janeiro.

Sem a identificação de estado e município, placa poderá ser utilizada por toda vida útil do veículo.
Sem a identificação de estado e município, placa poderá ser utilizada por toda vida útil do veículo.

NOVAS PLACAS

A nova placa padrão Mercosul tem uma aparência que lembra a utilizada na União Europeia. Diferentemente das tradicionais de cor cinza, essa é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela virá com um código único que conterá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.

A placa também é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Denatran. De imediato, o objeto virá com o QR Code, mas possui outros itens de segurança que poderão ser ativados posteriormente, como o chip de dados variáveis.

categorias_placa_moto

A mudança é necessária apenas para os carros novos, que ainda serão emplacados, e para os veículos com troca de propriedade, de domicílio e de alteração de categoria. Entretanto, quem desejar já pode adquirir o novo modelo voluntariamente.

Além do QR Code, outro item de segurança da nova placa é a marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa auxiliarão o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo com 40 cm de largura e 13 de altura.

Comentários