DomTotal
          14/08/2014
Luiz Fux toma posse como ministro titular do TSE nesta quinta

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a partir das 19h desta quinta-feira (14) sessão solene de posse do ministro Luiz Fux no cargo de ministro efetivo da Corte. Ele assumirá a vaga aberta com a saída do ministro Marco Aurélio, que encerrou seu segundo biênio no TSE em maio deste ano, quando ocupava a Presidência do Tribunal. A solenidade de posse será conduzida pelo presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o ministro Luiz Fux é Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2011. Atuou como promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de 1979 a 1982. Foi juiz no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) de 1983 a 1997 e desembargador no mesmo Tribunal de 1997 a 2001. Exerceu o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2001 a 2011.

Composição

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares – três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República –, e sete ministros substitutos, oriundos da mesma origem dos titulares.

EM/RC