;
Religião

17/07/2017 | domtotal.com

EUA: Bispo hispânico guiará diocese de Cleveland pela primeira vez


"A Igreja é chamada a acompanhar os migrantes, não somente espiritualmente." Esta é a opinião do novo Bispo de Cleveland, Ohio (EUA), Dom Nelson Jesus Perez.

Nomeado na semana passada, Dom Perez é o primeiro bispo hispânico a guiar uma diocese no Estado de Ohio. Em entrevista depois de sua nomeação, o novo Bispo de Cleveland recordou que a  Conferência Episcopal dos Estados Unidos propõe há muito tempo uma reforma das políticas migratórias, que considera urgente e necessária.

"Há uma parte de nosso trabalho que compreende a assistência jurídica e a ajuda oferecida por instituições, além do auxílio para facilitar o acesso aos serviços sociais”, explica Dom Perez, acrescentando que o país tem o direito de defender as próprias fronteiras, mas o deve fazer respeitando os direitos e a dignidade das pessoas.

Trajetória

A diocese de Cleveland tem uma população de 2,7 milhões de habitantes, dos quais 24% são católicos. Dom Perez, 56 anos, nasceu em Miami de pais que emigraram de Cuba em 1960. Cresceu em Nova Iorque, onde teve sua primeira experiência sacerdotal, guiando o escritório dos católicos hispânicos da Arquidiocese. Desempenhou seu ministério sacerdotal na região de Long Island, sobretudo entre as comunidades que vivem um difícil contexto social, marcado pelo fenômeno das maras, os grupos criminosos juvenis.


Rádio Vaticano

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas