;
ESDHC

04/12/2017 | domtotal.com

Juizado da Infância acata ação de alunos da Dom Helder

Foi concedida a antecipação de tutela para realização de cirurgia ortopédica.

Alunos da Dom Helder empreendem ações para viabilizar o direito à saúde de crianças carentes.
Alunos da Dom Helder empreendem ações para viabilizar o direito à saúde de crianças carentes.

O Juizado da Infância e Juventude de Belo Horizonte acatou ação proposta por alunos da Dom Helder Escola de Direito e concedeu antecipação de tutela para realização de cirurgia ortopédica em André Henrique Rosário, de 16 anos.

O adolescente nasceu prematuro após 26 semanas de gestação devido à ocorrência de sofrimento fetal intrauterino, ocasionado pelo deslocamento da placenta. A falta de oxigenação deixou André com lesões encefálicas extensas, que resultaram em paralisia cerebral infantil e afetaram o discernimento intelectual, o movimento e a postura.

Atualmente, o adolescente recebe suporte da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que possui convênio com a Dom Helder. Sob a orientação do professor André Luiz Lopes, os alunos empreendem ações para viabilizar o direito à saúde das crianças carentes assistidas pela entidade.

Além de fazer uso constante de medicamentos e procedimentos fisioterapêuticos, André Henrique já passou por inúmeras cirurgias. No início deste ano, foi diagnosticado com escoliose neuromuscular, necessitando submeter-se urgentemente a uma cirurgia ortopédica de Artrodese Toracolombar. “Conseguir a antecipação de tutela foi nossa primeira vitória, estamos muito felizes”, conta o professor André Luiz.

AMR

Criada em 1964, a AMR é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes com deficiência física ocasionadas em sua maioria por paralisia cerebral e outras síndromes neurológicas, em Belo Horizonte e mais 22 municípios da Grande BH.

Atua com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Esporteterapia, Odontologia, Serviço Social, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Ortopédica.

Convênio

A parceria tem o objetivo de viabilizar o direito à saúde àqueles menos afortunados, bem como treinar os alunos na prática jurídica, além de humanizar o profissional do Direito. Tanto o professor quanto os alunos atuam como voluntários no projeto.


Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas