Religião

12/01/2017 | domtotal.com

No dia de Santo Henrique, delegação ecumênica da Finlândia no Vaticano


Cidade do Vaticano – O Bispo luterano de Turku, Kaarlo Kalliala, será recebido no Vaticano pelo Papa Francisco no próximo dia 19 de janeiro. Ele estará acompanhado pelo Bispo católico de Helsinki, Dom Teemu Sippo e pelo Metropolita Elia, Bispo da Igreja Ortodoxa da Finlândia.

A visita realiza-se no âmbito do tradicional encontro com o Pontífice no dia de Santo Henrique (Henrique de Uppsala, primeiro bispo e padroeiro do país escandinavo), que ocorre há 32 anos.

De fato, era o ano de 1985 quando pela primeira vez, o Papa João Paulo II dava as boas-vindas a Roma à delegação ecumênica finlandesa, acolhendo-os com “uma alegria particular, porque vocês vieram juntos a esta cidade, em um espírito de autêntica amizade ecumênica, e o propósito de vossa visita reflete o vosso apreço pelo fato de que a oração deve ser o próprio coração de todos os esforços para restabelecer a unidade, pela qual Cristo rezou”.

A memória de Santo Henrique – bispo assassinado em 1156 por um agricultor chamado Lalli - é honrado todos os anos na Finlândia com uma Semana de Oração Ecumênica, que compreende o dia 19. A iniciativa é uma ocasião para unir todos os cristãos, chamados a redescobrir as raízes comuns da mensagem do Evangelho.

Por este motivo o Papa Wojtyla, há 32 anos, ressaltava a presença da primeira delegação ecumênica no Vaticano: “Em vosso país, os cristãos ocidentais e orientais vivem lado a lado; e vocês se unem para venerar a memória de Santo Henrique, o primeiro bispo ocidental de vosso país. Vocês expressam as vossas raízes comuns também ao recitarem o Credo niceno-costantinopolitano na sua forma original. Esta recitação do Credo fornece um sólido fundamento para a nossa esperança de chegar à plena unidade entre os cristãos”. (Segunda-feira, 7 de janeiro de 1985)

Desde 1985 realiza-se este dia de oração e peregrinação pela unidade - que não está mais limitada somente à Finlândia – na Igreja de Santa Maria sopra Minerva, local de oração para os finlandeses presentes em Roma.

Também neste ano esta tradição será honrada e os Bispos Kalliala e Sippo celebrarão juntos. O encontro ecumênico será enriquecido pelo Coral da Cappela Cathedralis, da Catedral de Turku.

O Papa Francisco já recebeu a Delegação Ecumênica da Finlândia em três oportunidades: 17 de janeiro de 2014,  22 janeiro de 2015 e em 18 janeiro de 2016.


Rádio Vaticano

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas