Religião

16/02/2017 | domtotal.com

16 de fevereiro: data importante para cristãos em Uganda e RDC

Data é memória cristã de resistência e luta diante da opressão.

País vive impasse sobre a aplicação do acordo de São Silvestre, para levar o país a novas eleições.
País vive impasse sobre a aplicação do acordo de São Silvestre, para levar o país a novas eleições. (AFP)

A data de hoje, 16 de fevereiro é um marco para os cristãos na África. De fato, em 1977, o Arcebispo anglicano Janani Luwum foi morto por militares a mando do ditador Idi Amin, com o objetivo de calar uma voz crítica ao regime despótico. A investigação da morte concluiu tratar-se de um “acidente de trânsito”.

República Democrática do Congo

Em 16 de fevereiro de 1992, no então Zaire – atual República Democrática do Congo (RDC) – a Igreja Católica organizou a “marcha pacífica dos cristãos”, para pressionar outro ditador, Mobutu Sese Seko, a reunir a Conferência Nacional Soberana, para organizar eleições livres e independentes.

A polícia interveio, matando cerca de vinte manifestantes. Mobutu, porém, viu-se obrigado a ceder às pressões internas e internacionais, e em 14 de agosto de 1992, o líder da oposição Etienne Tshisekedi (falecido recentemente), tornou-se o Primeiro Ministro de um Governo de transição, que deveria guiar a nação às eleições.

João Paulo II

Em Uganda, a recordação do sacrifício do Arcebispo anglicano assumiu um significado ecumênico, desde que João Paulo II, durante sua visita ao país em 1982, prestou-lhe homenagem na Capela dos Mártires, na Catedral anglicana de Cantuária. O local foi criado para recordar o Arcebispo Luwum.

Na atual República Democrática do Congo, espera-se que a recordação da mobilização popular em favor da democracia, motive políticos a superar o impasse sobre a aplicação do acordo de São Silvestre, para levar o país a novas eleições. O caminho da democracia é difícil, mas não impossível, mesmo se marcado pelo sangue de muitos.


Rádio Vaticano

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas