Direito

22/03/2017 | domtotal.com

Escola de Direito Dom Helder fica em primeiro lugar

Com a atualização dos indicadores de qualidade, MEC coloca o curso de Graduação em Direito da Dom Helder em primeiro lugar na Capital de Minas Gerais.

Qualidade da biblioteca é fator relevante para o Conceito Institucional e Conceito do Curso.
Qualidade da biblioteca é fator relevante para o Conceito Institucional e Conceito do Curso. Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Laboratório de Informática: infraestrutura física e gestão acadêmica contam para maior nota segundo MEC.
Laboratório de Informática: infraestrutura física e gestão acadêmica contam para maior nota segundo MEC. Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Núcleo de Prática Jurídico e Laboratórios Jurídicos são fatores para nota no Conceito de Curso do MEC.
Núcleo de Prática Jurídico e Laboratórios Jurídicos são fatores para nota no Conceito de Curso do MEC. Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Atualização dos fatores de avaliação garantiram o primeiro lugar para a Dom Helder Escola de Direito.
Atualização dos fatores de avaliação garantiram o primeiro lugar para a Dom Helder Escola de Direito. Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Ensino personalizado é um dos diferenciais da Dom Helder.
Ensino personalizado é um dos diferenciais da Dom Helder. Foto (Cássia Maia/ DomTotal)

Os resultados do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (ENADE) dos Cursos de Graduação em Direito foram publicados pelo MEC, no último dia 8 de março, e a Escola de Direito Dom Helder se destacou mais uma vez.

A atualização dos demais conceitos de qualidade aconteceu na semana seguinte e o MEC colocou a Graduação em Direito da Dom Helder em primeiro lugar dentre as Instituições com Curso de Direito na Grande BH.

Dentre os parâmetros avaliativos do MEC, através de seu órgão de avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), três conceitos têm especial importância para se considerar a qualidade dos cursos de Graduação:

CI: Conceito Institucional

O Conceito Institucional (CI) é a avaliação que o MEC faz da Instituição de Ensino Superior (IES) como um todo. O Conceito Institucional é resultado da avaliação de diversos itens: Biblioteca Geral, Laboratórios, Corpo Docente, Corpo Técnico Administrativo, Infraestrutura Física, Gestão Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Programa de Qualificação Profissional, Projeto de Desenvolvimento Institucional, Responsabilidade Socioambiental etc. Estes aspectos são avaliados em três áreas: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além de ser um indicador da qualidade da Instituição de Ensino Superior, a importância desse conceito é que o seu resultado é de uma avaliação in loco, ou seja, o Inep, através de uma comissão de especialistas, verifica todos os itens na própria instituição mediante análise de documentos, vistoria às instalações técnicas e físicas, entrevistas e reuniões com estudantes, docentes e técnicos administrativos.

O Conceito Institucional é aplicado por ocasião do Credenciamento da Instituição de Ensino Superior e nas sucessivas renovações de Credenciamento, normalmente, a cada quatro ou cinco anos.

Enade: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O Enade avalia o rendimento dos concluintes do curso de Graduação e é aplicado a cada três anos (o Enade do Direito mais recente foi aplicado em 22 de novembro de 2015 e o próximo deverá ocorrer em 2018).

CC: Conceito de Curso

O Conceito do Curso (CC) é a avaliação que o MEC faz do curso de Direito – Graduação. O Conceito de Curso é resultado da avaliação de diversos itens que estão diretamente relacionados com o Curso de Graduação, tais como: Biblioteca de Direito, Laboratórios Jurídicos, Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Ensino Personalizado, Corpo Docente, Corpo Técnico Administrativo, Infraestrutura Física, Gestão Acadêmica, Projeto Pedagógico do Curso, Produção Acadêmica, Grade Curricular, Bibliografia Básica e Complementar, Programa de Conteúdo das Disciplinas etc. Como acontece na Avaliação Institucional, no Curso de Graduação todos os insumos são avaliados nas três áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A exemplo da avaliação institucional, o Conceito do Curso também é obtido através de avaliação in loco feita por comissão de especialistas da área de conhecimento do Curso, que verifica todos os itens na própria instituição mediante análise de documentos, vistoria às instalações técnicas e físicas, entrevistas e reuniões com estudantes, docentes e técnicos administrativos.

O Conceito de Curso é aplicado por ocasião da autorização do Curso, no Reconhecimento e nas sucessivas renovações de Reconhecimento, normalmente, a cada três a cinco anos.

Nos três conceitos (CI, ENADE, CC) a nota máxima é 5 (cinco).

Segundo esses conceitos avaliativos do MEC, o Curso de Direito - Graduação, da Dom Helder Câmara posiciona-se em primeiro lugar na Região Metropolitana (Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima):

 

Conceito Institucional (CI): 5 (cinco)1
Código Presencial
Modalidade Presencial
Grau Bacharelado
Curso Direito
UF MG
Município BH
ENADE 4 (quatro)2
Conceito de Curso (CC) 5 (cinco)3
Total 14 (quatorze)4

 

O Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, o Jesuíta Paulo Umberto Stumpf SJ, no ensejo, parabenizou a Comunidade Acadêmica pelo excelente desenvolvimento acadêmico-científico e manifestou imensa alegria pelo notável desempenho das outras Instituições de Minas Gerais: "Nenhuma Instituição se desenvolve isoladamente e em Minas Gerais há um conjunto de fatores, dentre os quais, as Universidades Federais, a PUC-Minas e a OAB são destaques, que confluem para o bem e a qualidade do ensino jurídico", afirma o Reitor.

Segundo o Vice-Presidente da OAB-Federal e Professor da Dom Helder Luís Cláudio Chaves, "é também uma grande satisfação ver que os esforços da OAB-MG em conjunto com a OAB-Federal têm resultado em excelentes frutos para a qualidade da Educação Jurídica em nosso Estado".

Para o Prof. Franclim Sobral de Brito, Coordenador do Direito Integral da Dom Helder, cujo Curso obteve 100% de aprovação no Exame da OAB, o primeiro lugar da Dom Helder é mais um prêmio à seriedade e dedicação de nossos estudantes, docentes e de todos da Comunidade Acadêmica. Segundo o Prof. Franclim, que também é Reitor da EMGE  Escola de Engenharia, a busca do Magis da Pedagogia de Santo Inácio de Loyola é uma atitude permanente que deve permear sempre e todas as atividades acadêmicas5.

Notas:

1. Em todas as avaliações institucionais, desde sua origem, a Dom Helder obteve Conceito Institucional (CI) máximo;

2. Em todos os ENADE´s estudantes de Direito da Dom Helder obtiveram resultado que nunca ficou abaixo de 4 (quatro);

3. Em todas as avaliações do Curso de Direito - Graduação (Autorização, Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento), a Dom Helder obteve Conceito de Curso (CC) máximo;

4. O total é a simples soma das avaliações CI, CC, ENADE;

5. Os Cursos de Graduação em Engenharia da EMGE também obtiveram do MEC Conceito Máximo na avaliação de Autorização.

 

Confira estes e os demais dados sobre os Cursos de Graduação avaliados pelo MEC:

MEC: http://emec.mec.gov.br/


MEC/INEP

DomTotal

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas