Religião

19/05/2017 | domtotal.com

Ideologia de gênero x Estudos de gênero: a busca pela honestidade no debate

Mentiras são inventadas cotidianamente, para manipular a opinião pública de que LGBTs querem acabar com a família.

Os que insistem em denominar tal discussão como ideologia ignoram que tal denominação é ideológica.
Os que insistem em denominar tal discussão como ideologia ignoram que tal denominação é ideológica. (Agência Brasil.)

Por Felipe Magalhães Francisco*

A diversidade sexual e de gênero é uma realidade. Uma discussão honesta a respeito desses temas, no entanto, encontra muitos empecilhos, por força de setores conservadores da sociedade, sobretudo pelas alas religiosas católica e evangélica. Na busca de garantia pelos direitos de quem não se inclui numa perspectiva heteronormativa, setores importantes da sociedade têm que enfrentar um verdadeiro jogo sujo, por parte de quem é contra tal garantia de direitos. Mentiras são inventadas cotidianamente, para manipular a opinião pública de que querem acabar com a família.

Para os opositores, trata-se de uma ideologia de gênero; para os favoráveis, significa discussão de gênero. Nossa matéria especial, dedicada a esse importante tema, assume um lado: compreendemos que não se trata de uma ideologia de gênero. Os que insistem em denominar tal discussão como ideologia ignoram que tal denominação é ideológica. Demonizam a palavra ideologia, sendo ideológicos. A discussão sobre gênero é urgente, questão de vida ou morte, literalmente. As religiões, se querem ser honestas com a causa humana, porque essa causa humana é a de Deus, não podem se furtar a um debate honesto sobre a questão da diversidade de gênero. O cristianismo, sobretudo.

A fé cristã se pauta no seguimento de um homem que, entre outras coisas, foi um injustiçado perseguido político. Olhar para o Mistério Pascal de Jesus sem se comprometer com os sofredores do mundo e sem se colocar ao lado de seu processo de ressurreição é um descompasso para a fé cristã. É partindo desse olhar para o Mistério Pascal, que o Drdo. César Thiago do Carmo Alves, no artigo Diversidade sexual e preconceito dentro do cristianismo, ajuda-nos a refletir, teologicamente, sobre a incompatibilidade entre a fé cristã e o preconceito.

Tendo como pano de fundo o olhar teológico da associação da luta dos LGBTs ao Mistério Pascal de Cristo, cabe-nos compreender do que se trata, de fato, a discussão sobre gênero. É o que propõe o artigo Ideologia de gênero?, da Ms. Tânia Mayer. No texto, a autora reflete sobre os pontos fracos presentes no discurso de quem combate a discussão sobre gênero e esclarece o verdadeiro sentido do que se propõe, quando falamos sobre diversidade de gênero.

Ampliando ainda mais o horizonte, que nos dá possibilidade de olhar com honestidade e seriedade para o tema, o artigo Gênero: ideologia ou realidade?, do Dr. Luís Corrêa Lima, aborda a temática, tecendo um olhar a partir da perspectiva católica, naquilo que ela tem de abertura. O autor reflete, ainda, sobre a importância da laicidade do Estado, para uma sadia abordagem da questão, na garantia de direitos fundamentais para todos os cidadãos e cidadãs.

Boa leitura!

Sugestões de temas para as matérias especiais de Religião podem ser enviadas para o e-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com, sendo destacado no assunto “Sugestões para matéria especial”.

*Felipe Magalhães Francisco é doutorando em Ciências da Religião, pela PUC-MG, e mestre e bacharel em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015).

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas