ESDHC

25/09/2017 | domtotal.com

Quinta fase do TRI-e começa nesta quinta-feira

Cada equipe apresentará a tese central de seu posicionamento.

Estudantes acompanham o sorteio dos países na edição de 2017 do TRI-e.
Estudantes acompanham o sorteio dos países na edição de 2017 do TRI-e.

A quinta fase do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) terá início nesta quinta-feira (28), com a participação das 51 equipes selecionadas. Cada uma delas apresentará à Comissão de Seleção, por até 20 minutos, a tese central de seu posicionamento. A Comissão escolherá as seis equipes com melhor desempenho, sendo três a favor e três contra a tese da demanda a ser julgada, que aborda os limites no exercício da soberania estatal frente ao jus cogens de proteção internacional à pessoa humana.

A questão chave proposta aos estudantes é: pode um Estado construir um muro em suas fronteiras como medida protetiva de combate à imigração ilegal e refúgio? Para elaborar o posicionamento, as equipes devem considerar o contexto histórico, econômico e social do país que representam, analisando também sua legislação e representatividade no cenário internacional.  

5ª fase 

A Comissão de Seleção será formada pelos professores André de Paiva Toledo (Presidente), Marcelo Kokke Gomes (Professor Secretário), Márcio Luís Oliveira e Benjamin Alves Rabello Filho (Professor Convidado). Eles serão responsáveis por avaliar o desempenho das equipes, em diferentes aspectos: concordância com a temática do TRI-e, lógica jurídica, profundidade de conteúdo, correção e coerência da linguagem, clareza e consistência dos conceitos e da abordagem, coerência das reflexões, indicação de legislação internacional, entre outros. 

As esquipes devem contar com, no mínimo, quatro integrantes no momento da apresentação, sendo que a ausência de um integrante resultará na perda de um ponto. Os trabalhos serão supervisionados pela equipe do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder, responsável pelo TRI-e

Premiação

A equipe vencedora ganhará como prêmio uma viagem para visitar a Corte Internacional de Justiça, em Haia (Holanda). A segunda colocada receberá viagem para conhecer o STF, em Brasília.

Veja abaixo o cronograma com a ordem das defesas:

QUINTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO (Tarde – 13h às 18h) 

China 
Reino Unido 
Bósnia-Herzegovina 
Hungria 
Israel 
Líbano 
México 
Polônia 
Nova Zelândia 
Equador 

SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO (Manhã – 7h30min às 12h) 

Canadá 
Panamá 
Indonésia 
Portugal 
República Democrática do Congo 
Uruguai 
Peru 
Quênia 
Sudão do Sul 
Colômbia 

SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO (Tarde – 14h às 18h) 

África do Sul 
Austrália 
Brasil 
Chile 
Irã 
Islândia 
Paquistão 
Suécia 
Tailândia 
Honduras 

SÁBADO, 30 DE SETEMBRO (Manhã – 7h30min às 12h) 

Argélia 
Bolívia 
Costa do Marfim 
El Salvador 
Haiti 
Líbia 
Malásia 
Nigéria 
Suíça 
Japão 

SÁBADO, 30 DE SETEMBRO (Tarde – 14h às 17h) 

Barbados 
Catar 
Equador 
Eslováquia 
Guiana 
Iêmen 
Iraque 
Itália 
República do Suriname 
Papua Nova Guiné


Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!


Instituições Conveniadas