ESDHC

30/10/2017 | domtotal.com

Movimento Ecos da Dom Helder recebe prêmio ambiental mais importante do Brasil

Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.

Prêmio Hugo Werneck é considerado a mais importante honraria ambiental do Brasil
Prêmio Hugo Werneck é considerado a mais importante honraria ambiental do Brasil Foto (Divulgação Ecos)
Professores Francisco Haas e Luiz Chaves
Professores Francisco Haas e Luiz Chaves Foto (Divulgação Ecos)
Professores Francisco Haas, Luiz Chaves e Diógenes Mendes
Professores Francisco Haas, Luiz Chaves e Diógenes Mendes Foto (Divulgação Ecos)
Professores Francisco Haas e Luiz Chaves
Professores Francisco Haas e Luiz Chaves Foto (Divulgação Ecos)
Prêmio Hugo Werneck é considerado a mais importante honraria ambiental do Brasil
Prêmio Hugo Werneck é considerado a mais importante honraria ambiental do Brasil Foto (Divulgação Ecos)
Professores Luiz Chaves e Diógenes Mendes
Professores Luiz Chaves e Diógenes Mendes Foto (Divulgação Ecos)
Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.
Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.

Por Rômulo Ávila*
Repórter Dom Total

O Movimento Socioambiental e Jurídico Ecos foi um dos vencedores do VIII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.  O projeto, criado em 2011 pela Dom Helder Escola de Direito, foi escolhido como Melhor Exemplo de Educação Ambiental.

A edição deste ano do prêmio teve como tema “A Terra Pede Paz”. Em sua primeira participação, o Movimento Ecos concorreu com mais de 150 projetos na categoria ‘educação ambiental’ de todo Brasil.  A premiação ocorreu em noite de gala na Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, na semana passada. Os professores Francisco Haas e Luiz Chaves, coordenadores do Ecos, receberam o prêmio, considerado a mais importante honraria ambiental do Brasil.

“O prêmio significa, sem dúvida nenhuma, o mais importante incentivo e demonstra que o Ecos está no caminho certo”, comemoraram os professores Francisco Haas e Luiz Chaves.

“Não teria melhor momento para ocorrer tal premiação, porque estamos fechando com a Secretaria de Educação um termo de cooperação por meio do qual a Secretaria também reconhece que o Ecos é um movimento importante para os alunos. Com isso, vai franquear nosso acesso a todas escolas públicas de Minas Gerais”, completaram.

Sobre o prêmio

Inspirado no ambientalista Hugo Werneck (1919-2008), um dos precursores da consciência ecológica na América Latina, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010. A premiação propõe reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa ambiental em todo o país.

A cerimônia na Fundação Dom Cabral reuniu mais de 300 empresários, autoridades e finalistas  da premiação. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado e à diretora do Instituto Terra, Lélia Wanick. 

Responsáveis pelos registros fotográficos e editoriais mais audaciosos, importantes e esperançosos sobre o estado ambiental do planeta, eles transformaram a paisagem da Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), ao plantar mais de 2,5 milhões de árvores para recuperar a área de 7.000 hectares, antes degradada pela criação de gado. Mais de 300 espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no local e contribuíram para trazer de volta a água e os animais.

“Eu e Sebastião não conseguiríamos fazer todo esse trabalho sozinhos. Contamos com a ajuda de muitas pessoas, funcionários, voluntários e amigos, que gostaríamos de agradecer aqui. Muito obrigada!”, disse Lélia, que também estava acompanhada de Juliano Salgado, filho do casal e diretor do documentário “Sal da Terra”, indicado ao Oscar de 2015.  

“Reconstituímos um ecossistema que era muito parecido com aquele de quando éramos crianças e fico felicíssimo de receber o prêmio. Foi uma honra imensa estar aqui com todos esses companheiros sonhadores”, afirmou Sebastião, emocionado. Ele também falou da importância de envolver os produtores rurais na preservação ambiental e destacou o mais novo projeto do casal, “um sonho que começou a se materializar há mais de oito anos”: a recuperação do sistema de águas do Vale do Rio Doce. “A água é a essência da vida. Esperamos que este projeto seja um modelo para salvar todas as bacias hidrográficas do Brasil”.

Ecos

O Ecos tem como objetivo promover ações de defesa e preservação do meio ambiente por meio de uma rede de estudantes do ensino médio, professores, universitários e profissionais do Direito. O movimento engloba instituições públicas e privadas de Belo Horizonte. Conta também com o apoio da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), fundada em 2015.

No último dia 21 deste mês, milhares de estudantes de 29 escolas públicas de Belo Horizonte e região participaram da quarta Caminhada Ecos, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Com faixas, instrumentos musicais, fantasias feitas com materiais recicláveis, gritos em defesa do meio ambiente e muito entusiasmo, os milhares de estudantes passaram pela avenida Bias Fortes, viraram à esquerda na Álvares Cabral e chegaram à Praça da Assembleia, onde ocorreram diversas atividades ecológicas e apresentações culturais voltadas para a questão ambiental.

Conheça os vencedores de 2017:

Melhor Exemplo de Educação Ambiental
Movimento Ecos, Escola Superior Dom Helder Câmara


Melhor Exemplo de Iniciativa Individual
Sítio Pindorama, do geólogo Gilson Essenfelder

Melhor Exemplo de Conhecimento Popular
Projeto Fruta de Sabiá, do ambientalista José Renato Resende

Melhor Exemplo em Biodiversidade
Projeto Uçá, ONG Guardiões do Mar

Melhor Exemplo em Mobilização Social
Projeto Dá Pé, de Estevão Ciavatta/Pindorama Filmes

Destaque Municipal
Projeto Tiradentes Lixo Zero, da Associação Tiradentes Lixo Zero

Destaque Estadual
Projeto Semente, Caoma/Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Destaque Nacional
Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente

Melhor Empresário
Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração e fundador da MRV

Melhor Projeto de Parceiro Sustentável
“O Rima Tá na Rua”, da Anglo American Brasil

Homenagem do Ano
Sebastião Salgado e Lélia Wanick

* Com informações da 'Revista Ecológico'

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas