;
ESDHC

08/05/2018 | domtotal.com

'Estudar e estudar' é a fórmula para ter sucesso, diz Fachin

Ministro do STF revelou dicas para quem deseja sucesso como operador do Direito e pediu ética no exercício de cargos públicos.

Relator da Lava Jato proferiu palestra de abertura do 'Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato'
Relator da Lava Jato proferiu palestra de abertura do 'Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato' (Patrícia Almada/DomTotal)

Por Rômulo Ávila
Repórter Dom Total

A preocupação fundamental de um estudante de direito não deve ser com a função em si mesma que irá exercer, mas como irá desempenhá-la. O conselho é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que concedeu entrevista exclusiva ao Dom Total durante a abertura do ‘Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato’, na noite dessa segunda-feira (7), na Dom Helder Escola de Direito.

“Não importa há quem efetivamente leva em conta o estudo com o que está a fazer, mas sim como faz aquilo que faz”, disse Fachin ao responder sobre o caminho até chegar ao STF.

Para o ministro, a fórmula para ser um bom ‘advogado, membro do Ministério Público, procurador, ou integrante de uma carreira pública, como os delegados é  estudar, estudar e estudar’.

“O segredo é não ter nenhum segredo quanto à fórmula, que é estudar, estudar e estudar e desempenhar bem as funções que exerce, não importa onde. O que importa é como. Isso para fazer o que tem de ser feito dentro da ética profissional e dentro de uma refinada técnica, que é muito importante também”, destacou.

O ministro ainda elogiou o ‘Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato’.

“O evento coloca luz sobre um horizonte de extrema importância para a comunidade jurídica e para a sociedade. Diz respeito a serviços públicos de um modo geral. Portanto, trazer esse debate, não apenas numa esfera de natureza criminal, que é também, obviamente, de relevo, mas projetá-la para o Direito Administrativo é uma iniciativa que merece o nosso aplauso. Aliás, essa é uma das razões pelas quais estou aqui, exatamente porque considerei extremamente importante o evento e a temática central escolhida”, disse.


Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas