08/05/2018 | domtotal.com
Ministro do STF revelou dicas para quem deseja sucesso como operador do Direito e pediu ética no exercício de cargos públicos.
Por Rômulo Ávila
Repórter Dom Total
A preocupação fundamental de um estudante de direito não deve ser com a função em si mesma que irá exercer, mas como irá desempenhá-la. O conselho é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin que concedeu entrevista exclusiva ao Dom Total durante a abertura do ‘Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato’, na noite dessa segunda-feira (7), na Dom Helder Escola de Direito.
“Não importa há quem efetivamente leva em conta o estudo com o que está a fazer, mas sim como faz aquilo que faz”, disse Fachin ao responder sobre o caminho até chegar ao STF.
Para o ministro, a fórmula para ser um bom ‘advogado, membro do Ministério Público, procurador, ou integrante de uma carreira pública, como os delegados é estudar, estudar e estudar’.
“O segredo é não ter nenhum segredo quanto à fórmula, que é estudar, estudar e estudar e desempenhar bem as funções que exerce, não importa onde. O que importa é como. Isso para fazer o que tem de ser feito dentro da ética profissional e dentro de uma refinada técnica, que é muito importante também”, destacou.
O ministro ainda elogiou o ‘Congresso Direito Administrativo em tempos de Lava Jato’.
“O evento coloca luz sobre um horizonte de extrema importância para a comunidade jurídica e para a sociedade. Diz respeito a serviços públicos de um modo geral. Portanto, trazer esse debate, não apenas numa esfera de natureza criminal, que é também, obviamente, de relevo, mas projetá-la para o Direito Administrativo é uma iniciativa que merece o nosso aplauso. Aliás, essa é uma das razões pelas quais estou aqui, exatamente porque considerei extremamente importante o evento e a temática central escolhida”, disse.
Redação Dom Total
*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!