;
Meio Ambiente

16/05/2018 | domtotal.com

EUA elevam nível de erupção de vulcão no Havaí para alerta vermelho

As autoridades indicaram que o código de aviação era vermelho, motivo pelo qual a erupção 'é iminente', com 'emissão significativa de cinzas'.

Pessoas observam cinzas da cratera do vulcão Kilauea, no Havaí.
Pessoas observam cinzas da cratera do vulcão Kilauea, no Havaí. (Terray Sylvester/ Reuters)

Uma enorme nuvem de fumaça vulcânica emanou nesta terça-feira do vulcão havaiano Kilauea, levando as autoridades a emitir um alerta vermelho para a aviação.

O departamento de Defesa Civil informou que uma nuvem - de entre 3.000 e 3.600 metros - se formou a partir da queda de rochas e explosões de gás de uma das crateras do vulcão.

As autoridades indicaram que o código de aviação era vermelho, motivo pelo qual a erupção "é iminente", com "emissão significativa de cinzas".

Foi ressaltado que a qualidade do ar também está em alerta vermelho, e as pessoas que se encontram nas áreas tomadas pelas nuvens foram advertidas para não se expôr, diante do risco imediato à saúde.

Esta nuvem de cinzas é resultante de uma nova fissura aberta em Big Island, onde fica a cratera.

Até o momento, cerca de 40 casas e construções ficaram destruídas com a passagem da lava incandescente. Cientistas indicaram que se os níveis de lava continuarem caindo da cratera, provavelmente serão abertas mais fissuras no terreno.

Aproximadamente 2.000 pessoas foram evacuadas de áreas residenciais que se encontram nos locais atingidos pela lava e pela fumaça tóxica. As autoridades afirmaram que provavelmente haverá mais evacuações, à medida que as fissuras avancem.

A Defesa Civil insistiu sobre o perigo desses gases e pediu à população que se mantenha longe das áreas evacuadas.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco da ilha.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas