;
Esporte Copa 2018

17/06/2018 | domtotal.com

O dedo médio do cantor

O que levou Robbie Williams a fazer aquele gesto obsceno na abertura da Copa?

Cogitei de várias outras hipóteses para explicar o gesto do cantor e acabei chegando a uma conclusão.
Cogitei de várias outras hipóteses para explicar o gesto do cantor e acabei chegando a uma conclusão. (Reprodução)

Por Afonso Barroso*

MOSCOU, RÚSSIA - O mundo inteiro conhece e usa aquele tipo de xingamento manual e silencioso que consiste em mostrar o dedo médio em riste, secundado pelos dois vizinhos, o indicador e o anular, devidamente flexionados. Forma-se com os três um simulacro do órgão reprodutor masculino. Não sei se é uma agressão universal, mas foi o gesto que o cantor Robbie Williams fez ao mundo assim que deu por terminada sua performance no show de abertura da Copa na Rússia.

Fico pensando o que levou o famoso artista pop a fazer esse xingamento mudo e agressivo num momento tão solene e festivo. O certo é que serviu para gáudio ou repúdio de milhões ou bilhões de espectadores ligados à TV em todo o universo. Digamos que ele não goste de futebol e estava xingando a própria Copa a que estava servindo com sua cantoria. Mas como não gosta desse esporte, se é um britânico - e portanto conterrâneo dos inventores do football, também conhecido como ludopédio? Não, não pode ser. Sujeito ingrato é o que seria.

A Inglaterra é hoje um dos templos do futebol mundial, assim como o são, para a arquitetura e os católicos, a Catedral de Canterbury ou a York Minster, aquela que tem a porta principal do tamanho de uma quadra de tênis. Não tem sentido um artista de fama mundial, britânico como poucos, não gostar de futebol. Descartada essa hipótese de aversão ao esporte de Bobby Moore e Banks, digamos que ele não goste dos russos, acusados que foram pelos ingleses de terem envenenado um antigo espião soviético, naturalizado inglês, e sua namorada. Então, por que atendeu ao convite para estrelar, junto com a maravilhosa soprano Aida Garifullina, a parte musical da festa em Moscou? Seria só para mostrar sua indignação com os russos? Não, não parece ser esta a causa do xingamento manual. Além do mais, o gesto obsceno não combina com a letra da primeira música que apresentou, 'Let Me Entertain You'. Não é assim que se entretém as pessoas, não é mesmo?

Outra possibilidade é que o famoso cantor seja um petista ferrenho e, inconformado com a prisão do Lula, tenha resolvido aproveitar a audiência do evento para fazer um protesto digital contra o juiz Sério Moro e os brasileiros que aprovam a punição ao ex-presidente. Mas isso também não passa de elucubração, com perdão da palavra.

Pode ser também que sua intenção tenha sido mostrar ao mundo que, além de cantor de sucesso, que sabe como poucos soltar a voz, é também hábil no manejo dos dedos. Usa-os para substituir a inutilidade do órgão que no caso representam. Outra possibilidade é que Robbie Williams, aproveitando sua popularidade e a grande audiência do evento-show, tenha usado a oportunidade para fazer um incentivo ao exame de próstata pelos homens do planeta. O dedo, como universalmente sabido, é o instrumento básico que os médicos usam para efetuar o exame.

Cogitei de várias outras hipóteses para explicar o gesto do cantor e acabei chegando a uma conclusão: acho que ele é apenas um rapaz anglo-saxônico, com muito dinheiro no banco e sem um pingo de educação. Mas canta bem o danado, embora mereça, além dos aplausos, um dedo médio em riste com dois vizinhos flexionados.


*Afonso Barroso é jornalista, redator publicitário e editor

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas