;
Esporte Copa 2018

22/06/2018 | domtotal.com

Voa, canarinho, voa!

Até agora não li nem ouvi nenhuma piada boa sobre o infortúnio da Argentina. Teremos?

São tantos canarinhos nas praças que dá saudade dos pardais
São tantos canarinhos nas praças que dá saudade dos pardais (Marcos Caldeira/O Trem Itabirano)

Por Marcos Caldeira*

Fotografei essa criatura no gramado da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – aliás, uma das maravilhas itabiranas hoje é deambular pela cidade e ver canarinhos por todos os lados. São tantos que ando com saudade dos pardais. Publico a foto em homenagem à seleção brasileira, única a disputar todas as copas, recordista em títulos da competição (5) e que tem o mágico Neymar. É muito bom ter esse craque do nosso lado. Cravo o palpite para amanhã (Brasil, 3; Costa Rica, 0) e faço coro com o jogador Júnior, que cantou em 1982: “Voa, canarinho, voa”.

Dinamarca 1X1 Austrália

É jogo para ver trabalhando duplamente, pensei, e assim o comecei, escrevendo texto sobre minha vitória na Justiça em processo que o médico Damon de Sena moveu contra mim em 2015, quanto ele era prefeito de Itabira. Há jogos que nos pedem atenção integral, nada mais importa, e há jogos que dá para ver fazendo outra coisa, como Dinamarca x Austrália. Como eu pensei que seria Dinamarca x Austrália. Bonito gol dos europeus, em chute de primeira, no início, me ganhou inteiro para a partida e fiz bem em ficar exclusivamente por conta - foi bom duelo. O árbitro de vídeo errou ao chamar atenção do árbitro de campo para um lance que culminou no gol de empate. Houve, sim, mão na bola, mas não-intencional, ou seja: bola na mão. Mas marcou-se pênalti, convertido por um australiano com barba de lenhador. Errou o VAR, a meu VER.

Um negão no reino da Dinamarca

Entre os branquelos da seleção nórdica, atuou hoje um negão chamado Sisto, e deu um colorido bom de ver. Foi como colocar uma bola 8 de sinuca num balde lotado de bolinhas de tênis de mesa.

França 1x0 Peru

Começou com som e aparência de Copa Libertadores: camisa do Peru parecidíssima com a do River Plate e estádio ecoando a musiquinha que cantam torcedores de clubes argentinos, chilenos, uruguaios e outros de fala espanhola: “Esta noche tenemos que ganar...” O Peru não ganhou e se tornou o primeiro sul-americano eliminado, nada fez na copa, desperdiçou uma vaga sul-americana no mundial. O Paraguai, certamente, faria melhor, mas vacilou nas eliminatórias e não foi à Rússia. Não dava mesmo para esperar muito de uma seleção, o Peru, que tem até ex-vascaíno.

Atenção fazedores de piadas infames

O treinador do Peru, que já comandou o Palmeiras, é um sexagenário cabeludo chamado Ricardo Gareca. Avante, Alex Escobar, Tiago Leifert e, principalmente, Régis Rösing.

Com grande interesse pela resposta

Passei o dia me perguntando: se o Real Madrid disputasse a copa, perderia para alguém, quem?

Um nome simples na camisa da Croácia

Todo mundo brinca com o nome dos jogadores da Croácia. Diz, e é verdade, que parecem de remédio: Mandžukić, Vrsaljko, Strinic, Lovren… Hoje, atuou um chamado Vida.

Croácia 3X0 Argentina

Gols do novo Trio Parada Dura (Rebic, Modric e Rakitic), primeiro após erro monstruoso do goleiro Caballero. A partir daí, a Argentina, que não esteve bem em nenhum momento, se perdeu completamente. Corre sério risco de ser eliminada, mas se os africanos vencerem amanhã, no Nigéria x Islândia, a chance dos sul-americanos aumenta. Croácia já classificada e três times disputando a outra vaga. Não sou dos brasileiros que torcem para a Argentina se lascar. Torço para não reinar, seria insuportável, mas admito que vença com dificuldade e sofrimento. Naveguei na internet e ainda não vi nenhuma boa piada sobre o infortúnio dos hermanos. Até agora, só achei memes tolinhos. Quem sabe amanhã no José Simão ou a qualquer momento no Juca Kfouri...


*Marcos Caldeira é Diretor de Redação do jornal O Trem Itabirano

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas