;
Religião

10/08/2018 | domtotal.com

Vaticano leva a debate 'relação entre arquitetura e espiritualidade' na Bienal de Veneza

Iniciativa partiu do projeto 'Átrio dos Gentios' coordenado pelo Conselho Pontifício da Cultura

Uma das capelas no pavilhão da Santa Sé que foi instalado na Ilha de 'San Giorgio Maggiore' em Veneza.
Uma das capelas no pavilhão da Santa Sé que foi instalado na Ilha de 'San Giorgio Maggiore' em Veneza. (Reprodução/ Vatican Media)

“A relação entre arquitetura e espiritualidade” vai estar em destaque no dia 21 de setembro, numa iniciativa inserida na primeira participação do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza.

De acordo com a página online do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, trata-se do projeto ‘Geometrias do Espírito: Uma viagem ente arquitetura, cultura e música’, e vai ser apresentado em conferência de imprensa no dia 13 de setembro.

O evento vai ser da responsabilidade do Átrio dos Gentios, um programa desenvolvido pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica, e orientado para a promoção do diálogo entre crentes e não crentes.

E partirá do debate do tema que dá corpo à Bienal de Veneza, “Freespace”, e da encíclica ‘Laudato si’, que o Papa Francisco dedicou à questão da ecologia e da sustentabilidade do Homem e da Natureza.

No painel estarão nomes como o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, e quatro arquitetos de renome a nível internacional: Stefano Boeri, Mario Botta, David Chipperfield e Matthias Sauerbruch.

Estes intervenientes procurarão ainda refletir sobre “o papel da cidade”, e da sua arquitetura, “na vida do ser humano”, tendo por base a questão ‘Babel ou Jerusalém’.

Babel que na Bíblia é representada como a cidade das muitas línguas e povos, do “caos”, do “individualismo” e do “desencontro”; enquanto Jerusalém é representada como a civilização em desenvolvimento, lugar de “encontro, de solidariedade, de ordem”.

“Qual é o papel da Igreja nesse contexto? A arquitetura urbana é capaz de satisfazer o coração, além dos olhos?”, estas serão algumas das questões que os oradores vão procurar responder, ao mesmo tempo que “partilharão com o público as suas visões, opiniões e crenças”.

A iniciativa ‘Geometrias do Espírito: Uma viagem ente arquitetura, cultura e música’ vai decorrer na Basílica de S. Jorge Maior, situada numa pequena ilha com o mesmo nome, em frente à Praça de São Marcos, em Veneza.

É nesse local que também está instalado o ponto de exposição da Santa Sé na edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza que, recorde-se, integra uma capela projetada pelo arquiteto português Eduardo Souto de Moura.


Ecclesia

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas