;
ESDHC

08/08/2018 | domtotal.com

Livro resgata memórias do primeiro ano da EMGE

Lançamento será realizado no dia 18 de agosto, das 8h às 11h.

Visita ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear é um dos momentos registrados no livro.
Visita ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear é um dos momentos registrados no livro. (Arquivo/Dom Total)

Movidos pelo desejo de registrar algumas das impressões e sentimentos vividos em 2017, ano de inauguração da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), os alunos das primeiras turmas de Engenharia Civil abraçaram um projeto diferente: a elaboração de um livro de crônicas. A publicação foi organizada pela professora Maria Aparecida Leite Mendes Cota, que ministrou a disciplina de português para as turmas, e pelo estudante Rafael Furtado Carlos.

“Fiquei muito honrado por fazer parte desse desafio. Primeiramente por ter trabalhado do lado de uma pessoa inspiradora e cheia de vida, como a professora Cida Cota, com quem dividi a organização do livro e conquistei uma amizade. Foi um imenso prazer e aprendizado pessoal”, conta Rafael. O aluno também destaca sua felicidade em ter escrito junto com os colegas e ter conhecido, por meio dos textos, um pouco mais de cada um. “Foi um livro que fizemos a várias mãos”, completa.

No total, foram produzidas 43 crônicas, agrupadas por temas em quatro capítulos: ‘Um passeio no futuro’, ‘A chegada na EMGE’, ‘Os esquadros e as palavras’ e ‘Às disciplinas, com amor’. De acordo com os organizadores, os textos se caracterizam pela espontaneidade das experiências vividas, registradas em linguagem coloquial, sem a preocupação com o rigor formal. “A cada texto lido, tem-se a certeza de que vivemos um tempo único e de que cada um carrega em si o dom de ser também único, embora as experiências pareçam iguais”, afirmam.

A publicação conta ainda com um capítulo de registros fotográficos, intitulado ‘Uma câmera na mão’, e prefácio do professor Sérgio Vieira, que ministra as disciplinas de Física na EMGE.

Ilustrações

No caso do aluno Felipe Rosa, a contribuição extrapolou os textos e palavras – ele é responsável pela imagem de capa e pelas ilustrações do livro. “O projeto, sem dúvida, tem muito do nosso colega Felipe, que deu vida de verdade ao livro com as ilustrações e arte dignas de um verdadeiro artista”, aponta Rafael Furtado, que deixa também uma mensagem aos leitores.

“Espero que quem ler a crônica que escrevi, consiga conhecer também um pouco de mim, afinal ela retrata um momento inesquecível que estava vivendo na minha vida: meu primeiro ano na EMGE!”.

Lançamento

O lançamento será realizado no dia 18 de agosto, das 8h às 11h, no auditório da EMGE. A programação prevê palestra, apresentação musical, oficina literária e sessão de autógrafos. Confira o convite:


Patrícia Azevedo/Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas