;
Entretenimento

10/08/2018 | domtotal.com

Cinema Negro é o tema do 20º Festival Internacional de Curtas de BH

Palácio das Artes receberá uma programação intensa para o Festival.

Toda a Programação do FestcurtasBH é de graça
Toda a Programação do FestcurtasBH é de graça (Divulgação)

O 20º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestcurtasBH) começa nesta sexta-feira (10). O tema desta edição é o Cinema Negro.

A abertura oficial, que será no Palácio das Artes, às 19h, contará com shows e a exibição de curtas-metragens como Travessia (2017), de Safira Moreira. O curta utiliza-se de uma linguagem poética, para retratar a busca pela memória fotográfica das famílias negras.

No decorrer da semana, até o dia 19/08 (domingo), o Palácio das Artes receberá uma programação intensa para o Festival. São 25 curtas, de diversos países, como África do Sul, Alemanha, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França, Israel, Senegal e claro, filmes de muitos estados brasileiros que comporão a mostra.

O festival, que reúne obras de cunho político, social, gênero, racial e infantojuvenil, ainda oferece debate, oficinas e o seminário O negro e o cinema brasileiro, em que o crítico de cinema, Heitor Augusto, discutirá a presença e a ausência dos corpos negros ao longo da história do cinema nacional.

Nesta 20ª edição, o FestcurtasBH traz também a sessão “Mulher Corpo Político”, exibição essencial, principalmente em uma semana em que corpos femininos têm sido violados e seus direitos negados.

A diversidade estética, a reflexão política e o cinema experimental são características do FestcurtasBH, que ao final da extensa programação, premiará curtas das mostras competitivas mineira, brasileira e internacional.

Toda a Programação do FestcurtasBH é gratuita e acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, no centro da Capital Mineira.



Charles Mascarenhas

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas