;
Engenharia

12/09/2018 | domtotal.com

Como vencer no mundo 4.0: inovar é a chave para a virada da crise

O jeito com que seu trabalho ou empresa gera receita hoje irá durar mais 3 anos da mesma forma?

Temos que estar comprometidos com o uso de  soluções inovadoras para os desafios da nova economia.
Temos que estar comprometidos com o uso de soluções inovadoras para os desafios da nova economia. (ShutterStock)

Por Fábio Veras*

As empresas e os profissionais precisam se reinventar. A conectividade digital nos permitiu conquistas incríveis, mas agora traz desafios gigantescos. É preciso desenvolver novos comportamentos para vencer no mundo 4.0. É preciso criar um radar de inovação para você, seu negócio. O jeito com que seu trabalho ou empresa gera receita hoje irá durar mais 3 anos da mesma forma? A resposta é não.

E a educação para esse mundo 4.0 exige mais das famílias também. A forma como as escolas formam nossos filhos não representam as capacidades que eles precisarão ter para ter trabalho no futuro. Não apenas pela eliminação de profissões de ação repetitiva mas também pela eliminação de funções onde a inteligência artificial realizará algumas tarefas intelectuais. A pesquisa O Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, afirma que mais 65% das crianças que estão na escola  primária hoje terão empregos que ainda não existem.  Basta lembrar que 10 anos atrás não existiam as funções de Analistas de Mídias Sociais ou Consultores de SEO (otimização de pesquisa de sua marca na internet).

Na era digital transferimos para as telas o meio da nossa interação. Lemos muito, mas lemos cada vez mais superficialmente. Ganhamos velocidade, conectividade e interatividade praticamente ilimitada. Mas isso tudo traz consequências, pois também passamos a viver uma era de excessos. Excesso de passado, gerando depressão. Excesso de presente, criando stress. Excesso de futuro, trazendo ansiedade. Excesso de desejos trazendo excesso de frustrações. Esses fenômenos não são aleatórios. São reflexos de uma virada tecnológica que gera um olhar super sintonizado em telas (celular, computador, televisão, cinema, tela do painel do carro, tela da maquininha do cartão de crédito). Interagimos centenas de vezes mais com telas do que com nossos pais, com nossos filhos, com nossos amigos, com nossa esposa ou nosso marido, namorada ou namorado. Como superar esse paradoxo? Como sermos profissionais minimamente felizes? Como acertarmos o jeito de criar nossos filhos para esse futuro que já chegou? Como adaptar nossa empresa, nosso negócio ou nosso consultório para esse mundo 4.0 ? Vou trazer neste espaço algumas dicas para você entender esse movimento novo e prevalecer nele. Se no começo falávamos era da informática, nome dado ao período que veio após a era industrial, mais especificamente após a década de 1960/1970 com invenções como o computador pessoal, agora falamos da Era Digital onde os antigos galpões ocupados com mainframes se transformaram em um celular com a mesma capacidade de 5000 computadores. A internet inaugura a Era Digital. Quando as grandes consultorias do mundo como Mackinsey, PwC e  Delloite nos falam que a inteligência artificial e a robotização irão desempregar,  temos que nos perguntar que atitudes devemos ter.  Mais de um terço da população mundial nasceu depois de 2001 e estarão completando a maioridade de 18 anos no ano que vem. Há uma transição de gerações em curso, e o início da saída das “lideranças” dos cargos nas empresas e nos governos.

Como profissionais e como pais, temos que estar comprometidos com o uso de  soluções inovadoras para os desafios da nova economia numa sociedade em constante transformação.  Estar alinhados às novas exigências do mercado. O DomTotal traz junto com a CorpLabs o projeto FUTURE INSIGHTS. Com um portfólio diverso e abrangente, o projeto vai oferecer palestras, fóruns empresariais, projetos de inovação, laboratório de tendências, exposições de startups, e uma oferta de cursos alinhados às competências exigidas para os profissionais e líderes do futuro.

Peter Drucker, guru das organizações, nos fala que a melhor maneira de prever o futuro é cria-lo. O que chamo do Mundo 4.0 traz a necessidade de novos olhares, novas atitudes, e, como profissional e como empresa, exige de você uma busca de atualização sem precedentes. Pode parecer um pouco cansativo, mas esta é uma energia que você tem que colocar no processo de transformação da sua vida, e vale muito a pena.

Fábio Veras, PhD • Professor da EMGE • Julgador no MIT Innovation Challenge • Com Formação Executiva em Stanford, Berkeley, Harvard, Wharton, Insead • Proprietário da Startup Kids School • Palestrante • CEO CorporateLAB • Visiting Professor na Fundação Dom Cabral • Autor da publicação Estratégia 4.0

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas