;
Entretenimento

13/09/2018 | domtotal.com

BH retrô convida quem quer curtir a Belo Horizonte de um passado com gentileza urbana e charme


No evento terá escultura de Ronaldo Fraga
No evento terá escultura de Ronaldo Fraga (Reprodução)

Pelo segundo ano, o Grande Hotel Ronaldo Fraga realiza o BH Retrô, no próximo dia 16 de setembro (domingo). No quarteirão da rua Ceará, onde está localizado o casarão de 1920 tombado pelo patrimônio histórico que abriga o espaço cultural do renomado estilista mineiro, muitas atividades acontecerão para entreter os presentes com entrada franca.

Integrando parte do Movimento Gentileza, que estimula ações gentis na cidade com arte nas ruas para melhorar a paisagem urbana, o BH Retrô convida a população da capital a revistar uma Belo Horizonte de um passado charmoso e urbano, no melhor sentido da palavra. Esta edição será marcada pelo lançamento da instalação inédita de design “Árvore Gentileza”, uma grande escultura de aço feita com vergalhões retorcidos, assinada por Ronaldo Fraga e patrocinada pela ArcelorMittal. No lugar onde sobrou o toco da árvore será instalada a escultura, que acolherá uma nova muda de bouganville. Assim, a nova planta poderá crescer e florescer protegida do vandalismo. Com o intuito de provocar a consciência ambiental em quem ver, a “Árvore Gentileza” une ética, design e sustentabilidade para alertar sobre o cuidado que todos precisam ter com a memória da cidade para as gerações futuras. A primeira escultura inaugurada será em frente ao Grande Hotel. A partir deste modelo, Ronaldo Fraga com apoio do Movimento Gentileza e da Prefeitura de Belo Horizonte pretende implantar mais esculturas em outros pontos da capital para promover arte e reflexão.

O BH Retrô 2018 é uma realização do Grande Hotel Ronaldo Fraga, com produção da Lá e Cá Produções, patrocínio da ArcelorMittal, apoio da Cervejaria Backer, Mova, movimento Tweed Ride BH, BeHoppers e apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte.  

Programação cultural

O evento se inicia às 9 horas da manhã e contará com o Tweed Ride BH, que é um movimento de pessoas que andam em bicicletas antigas com trajes de época. Os participantes começam a concentrar às 9 horas da manhã em frente ao Grande Hotel, e partem às 10 horas em um passeio pela Savassi retornado ao ponto de início. Após o passeio, as bicicletas ficarão expostas na rua Ceará, junto com veículos antigos do colecionador e apoiador do evento Jeferson Rios, criador e curador do Mova – Museu de Objetos e Veículos Antigos. Entre os destaques estão expostos uma Kombi conversível 1960 – única existente no Brasil; um Ford 1929; uma moto Royal Enfield com sidecar 1946 e uma bike motorizada Harley Davidson 1905, primeiro modelo lançado pela montadora no mundo, entre outros.

O evento ainda contará com dança do grupo BeHoppers ao melhor estilo Lindy Hop, dança surgida no fim dos anos 1920 em Nova York e que agregam cada vez mais pessoas imbuídas de espírito alegre para dançar ao som do swing jazz eternizado por músicos como Louis Armstrong, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, entre outros. A programação musical terá música ambientada entre os anos 40 aos 60’s com DJs.

Para deleite dos frequentadores, o evento contará com a comercialização de cervejas artesanais da Cervejaria Backer e mais diversas opções de boa gastronomia na rua, além de almoço especial no restaurante do Grande Hotel Ronaldo Fraga, comandado pelo chef português Alexandre Miguel.

Sobre o Grande Hotel Ronaldo Fraga

Com uma área de 600 m² e localizado em região nobre da cidade na rua Ceará, o Grande Hotel Ronaldo Fraga não é um hotel em si e é mais que uma loja. Nada convencional, é um espaço de conceito único no país para hospedar saberes e fazeres, pessoas e pensares. É lugar de festas, lugar para desenhar a vida, de provocar encontros e que hospeda a loja de produtos do estilista, além de um bistrô, outras grifes parceiras, eventos no cabaré e exposições temporárias. Datado de 1920, a edificação tombada pelo patrimônio histórico é uma declaração de amor à Belo Horizonte, que foi totalmente restaurada pelo arquiteto Alex Rousset.

O Grande Hotel Ronaldo Fraga abraça artistas novos e veteranos, oficinas, pessoas de todas as idades e eventos. No Cabaré do Grande Hotel acontecem shows, cine clubes, feiras de alimentos orgânicos e flores aos sábados. Nos últimos anos, o Grande Hotel tem se consagrado como realizador de eventos de rua muito queridos na cidade, que são o Baile Perfumado, o Fabuloso Carnaval e o BH Retrô.

Links:

BH Retrô 2017: https://youtu.be/fMv046VT-Rg

Chon Tai: https://youtu.be/oGTn9y1mGXs

BeHoppers: https://youtu.be/0S-ObedKbNc

Serviço:

BH Retrô 2018 no Movimento Gentileza: Tweed Ride, exposições de veículos antigos, dança com BeHoppers, DJs e lançamento da escultura Árvore Gentileza

Data e horário: 16 de setembro de 2018, das 10 às 18 horas

Local: Grande Hotel Ronaldo Fraga (rua Ceará 1.205, entrada pela esquina com rua Aymorés)

Entrada franca

Evento no Facebook: http://bit.ly/BHRetro

Classificação: Livre (menores acompanhados de maior responsável)

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas