ESDHC

19/09/2018 | domtotal.com

Inscrições abertas para a segunda edição do TJD-e

As equipes finalistas se enfrentarão no dia 10 de novembro.

Estudantes participam dos rounds orais na primeira edição do torneio, em 2017.
Estudantes participam dos rounds orais na primeira edição do torneio, em 2017. (Dom Total)

Começam nesta quarta-feira (19) as inscrições para a II Edição do Torneio Jurídico de Debates Estudantil (TJD-e), promovida pelo Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder. O estatuto que regerá toda a competição já foi divulgado, confira!

As equipes serão formadas por dois discentes da Dom Helder, que devem cursar, no ato da inscrição, ao menos uma matéria no 5º período. A simulação premiará a dupla vencedora com uma viagem para conhecer a Corte Internacional de Justiça, em Haia, Holanda.

Fases

O prazo para a inscrição no TJD-e vai até o dia 19 de outubro. Após homologação da inscrição, a equipe estará habilitada a participar dos rounds orais. Cada equipe terá o prazo entre a homologação das inscrições e a realização das próximas fases para se preparar para sua defesa oral, momento em que serão divulgados os casos hipotéticos da presente edição.

As equipes classificadas serão sorteadas para que participem de enfrentamentos eliminatórios até que restem apenas duas. A classificação para a próxima fase será definida por uma mesa composta de três juízes, de acordo com os critérios e pontuação a ser definidos em edital próprio.

As equipes finalistas se enfrentarão no último round, que será realizado no dia 10 de novembro, e serão julgadas por uma mesa composta de três juízes, que definirão os vencedores.

Objetivos

O TJD-e tem como finalidade promover a pesquisa, o estudo e o debate sobre fatos relacionados ao Direito interno brasileiro, levando em conta temas de ampla relevância e controvérsia das grandes áreas do Direito. Busca também aprofundar a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; incentivar a prática da oratória e a retórica; aumentar o conhecimento da Comunidade Acadêmica na pesquisa doutrinária e jurisprudencial, possibilitando o acesso a facetas da prática jurídica; e possibilitar o debate sobre as questões mais relevantes do Direito interno na atualidade.


Patrícia Azevedo/Redação Dom Total

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas