;
Religião

08/11/2018 | domtotal.com

Bispos franceses criam comissão independente sobre pedofilia na Igreja

Esta comissão pretende 'compreender as razões que favoreceram a forma como manejaram esses casos' e 'fazer recomendações'.

Bispo caminha ao longo de um campo perto de uma placa de sinalização em Morhange, no leste da França, após as celebrações do centenário da Primeira Guerra Mundial.
Bispo caminha ao longo de um campo perto de uma placa de sinalização em Morhange, no leste da França, após as celebrações do centenário da Primeira Guerra Mundial. (AFP)

A Conferência Episcopal da França (CEF) anunciou nessa quarta-feira (7) a criação de uma "comissão independente" para "lançar luz sobre os abusos sexuais contra menores na Igreja Católica desde 1950".

Esta comissão pretende "compreender as razões que favoreceram a forma como manejaram esses casos" e "fazer recomendações". Também se encarregará de "avaliar as medidas adotadas pela Conferência Episcopal da França desde os anos 2000", indicou em um comunicado a CEF, que realiza sua assembleia em Lourdes (sudoeste).

A CEF indicou que, "nos próximos dias", irão conceder mais informações sobre esta comissão, em especial sobre o nome da "personalidade que estará a cargo de implementá-la, de nomear os membros e de detalhar a extensão".

A comissão publicará "um relatório em entre 18 meses e dois anos", acrescentou.

Os bispos da França, sob pressão após uma série de escândalos de pedofilia, principalmente nos Estados Unidos e na Alemanha, também asseguraram que irão propor "um gesto financeiro para as vítimas".

Também pretendem realizar um "trabalho de memória reunindo os relatos das vítimas a fim de compreender melhor as razões que levaram a esses atos" e "acentuar o trabalho de prevenção" com "ações de sensibilização e prevenção em todos os locais da Igreja suscetíveis de experimentá-los".

Estas medidas vêm após os primeiros encontros inéditos no sábado entre vítimas da pedofilia na Igreja e os bispos da França na abertura da reunião da CEF em Lourdes.

A iniciativa segue um apelo de personalidades para criar uma comissão parlamentar de investigação sobre a pedofilia na Igreja, proposta à qual o Senado se opôs.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas