;
Religião

08/11/2018 | domtotal.com

Indígenas Macuxi são recebidos pelo Papa Francisco

Visita dos indígenas se deve em razão do documentário que retrata sua perspectiva do mundo.

"É como estar diante de coisas realmente sagradas", disse Jaider Esbell depois de se reunir com o Santo Padre. (Vatican Media)

A anciã Macuxi, Bernaldia José Pedro, conhecida como “Vovó Bernaldina”, da comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, extremo norte da amazônia brasileira no estado de Roraima, e o artista indígena contemporâneo Jaider Esbell,  se encontraram com o Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (7), em Roma, durante a Audiência Geral na Praça São Pedro.

Atualmente, o povo Macuxi é formado por cerca de 50 mil pessoas. A visita dos indígenas se deve em razão do documentário “Amazonian Cosmo”, produzido pelo suíço Daniel Schweizer. “O documentário busca, a partir da perspectiva da nossa visão indígena em relação ao grande mundo, várias formas de olhares para tentar compreender e buscar meios de acompanhar  a grande transformação também na perspectiva sobrenatural. Digamos, nas visões dos Xamãs, dos Pajés, das lideranças”, explicou Jaider Esbell.

Em entrevista à Vatican News-Rádio Vaticana, ele disse que os Macuxis estão bastante esperançosos e afirmou ter vindo buscar um reforço espiritual. Falou ainda do encontro com o Santo Padre: “Foi muito emocionante. É como estar diante de coisas realmente sagradas da natureza. Ele é um senhor muito abençoado  e para mim foi um encontro onde eu pude sentir, de forma especial, a própria manifestação espiritual que tem guiado os meus projetos e a minha vida. Foi um encontro muito positivo”, finalizou.

Os índios também se reuniram com o Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, que em 2019 realizará uma assembleia dedicada à Amazônia. No encontro, eles receberam do Cardeal o documento preparatório: Amazônia, Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral e um rosário enviado pelo Papa Francisco.

Veja a entrevista concedida ao Silvonei José, da Rádio Vaticana, na íntegra aqui:



Vatican News

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas