;
Brasil Cidades

06/12/2018 | domtotal.com

Belo Horizonte ganha lunetas para observação da paisagem urbana da cidade

Em comemoração ao aniversário da capital mineira, foram instaladas lunetas de observação terrestre em dois pontos da cidade.

Duas peças serão inauguradas, nesta quinta-feira, na rua Sapucaí, região conhecida recentemente pelo renascimento cultural e pelas obras do Circuito Urbano de Arte (CURA).
Duas peças serão inauguradas, nesta quinta-feira, na rua Sapucaí, região conhecida recentemente pelo renascimento cultural e pelas obras do Circuito Urbano de Arte (CURA). (Amira Hissa/ PBH)

Valorizar ainda mais nossa paisagem urbana. É com esse objetivo que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de Belotur, oferece uma opção para quem quer observar com mais detalhes o horizonte. Em comemoração ao aniversário da capital mineira, foram instaladas lunetas de observação terrestre em dois pontos da cidade. Duas peças serão inauguradas, nesta quinta-feira, na rua Sapucaí, região conhecida recentemente pelo renascimento cultural e pelas obras do Circuito Urbano de Arte (CURA). O outro local que ganhou o presente foi o Mirante dos Mangabeiras, com três peças.

“Belo Horizonte já é uma cidade cheia de mirantes, de vistas surpreendentes, com vários pontos de contemplação. O que estamos fazendo com a instalação dessas lunetas é colocar uma ‘grande angular’ nesses locais, valorizando o que a cidade tem de melhor. E essas são só as primeiras. O plano é levar o projeto para outros mirantes da capital”, defende Aluizer Malab, presidente da Belotur. 

As lunetas escolhidas são resistentes a água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Com um sistema de observação terrestre com capacidade ótica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em um corpo blindado de alumínio fundido. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisarão fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham muita habilidade no manuseio do equipamento. Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal.

A instalação foi feita com apoio da Sudecap, tanto na rua Sapucaí, quanto no Mirante dos Mangabeiras. Neste segundo, houve também o acompanhamento da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. O material e os equipamentos necessários para a intervenção foram fornecidos pela Belotur . “A qualificação dos espaços turísticos da cidade é muito importante. Ela traz benefícios não só para os nossos cidadãos, mas também para as pessoas que visitam esses locais tão icônicos como o Parque das Mangabeiras”, comenta Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.


Imprensa Belotur

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas