;
Religião

08/01/2019 | domtotal.com

Panamá: Arquidiocese apresentou papamóvel de Francisco na Jornada Mundial da Juventude

Viagem apostólica internacional de Francisco ao Panamá começa no dia 23 de janeiro de manhã.

Papamóvel de Francisco foi adaptado um Ford Ranger XLT.
Papamóvel de Francisco foi adaptado um Ford Ranger XLT. (Arquidiocese do Panamá)

A Arquidiocese do Panamá deu a conhecer o Papamóvel oficial que o Papa Francisco vai usar durante a visita apostólica à cidade latino-americana por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, de 23 a 28 de janeiro.

No seu sítio online, a Arquidiocese do Panamá informa que o Papamóvel de Francisco foi adaptado um Ford Ranger XLT com “todas as especificações solicitadas pelo Vaticano para manter a segurança e o conforto” do Papa.

A caminhonete, que foi apresentada oficialmente este domingo, conta com uma escada rolante, uma cadeira giratória 360°, uma janela na parte traseira da cabine principal para o Papa argentino “ter uma melhor comunicação com o motorista” do veículo de cabine dupla e mudanças automáticas.

Ana Victoria Taboada e Edwin Chaverra lideraram a equipe de jovens que trabalhou na conceção e montagem do novo Papamóvel que contou com designers, engenheiros mecânicos, arquitetos, técnicos, soldadores, entre outros colaboradores.

“Essa experiência foi incrível e uma grande honra; O facto de sermos jovens e fazer isso pela JMJ, mostra que os jovens são muito capazes de fazer grandes coisas”, disse Ana Victoria.

A Arquidiocese do Panamá realça que o Papamóvel que Francisco vai usar na visita apostólica, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, entre 23 a 28 de janeiro, foi conseguida por mãos panamenses, com a contribuição de duas empresas, a Distribuidora David, que “doou o carro”, e a Tri-Estrela Central, “responsável pela conceção e fabrico”.

O Papa Francisco tem também ao dispor o carro que usou na sua visita à Colômbia, entre 6 e 11 de setembro de 2017, que foi emprestado pela Conferência Episcopal Colombiana às autoridades religiosas e civis do Panamá, a 26 de dezembro de 2018.

Segundo o programa divulgado pela Santa Sé, a viagem apostólica internacional de Francisco ao Panamá começa no dia 23 de janeiro de manhã, no aeroporto de Fiumicino, em Roma, e a chegada ao aeroporto panamiano de Tocumen está prevista para as 16h30 (hora local) depois de quase 13 horas de voo, numa extensão de 9500 quilómetros.

Esta será a terceira jornada mundial da juventude presidida pelo Papa argentino, depois de Rio de Janeiro, em 2013, e Cracóvia em 2016.

As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e têm-se afirmado como um grande acontecimento religioso e cultural para jovens de todo o mundo.

A edição no Panamá marcará também a primeira concretização do evento em território da América Central.


Ecclesia

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas