Economia

18/01/2019 | domtotal.com

'Shutdown' pode prejudicar economia americana, diz Fed NY

Economistas dizem que além da perda de pagamento para trabalhadores federais, a paralisação está impedindo a atividade econômica de forma sistêmica.

A paralisação do governo americano - que chega ao seu 28º dia nesta sexta-feira - está pesando no crescimento econômico.
A paralisação do governo americano - que chega ao seu 28º dia nesta sexta-feira - está pesando no crescimento econômico. (GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)

A paralisação do governo americano - que chega ao seu 28º dia nesta sexta-feira (18) - está pesando no crescimento econômico, afirmou o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) de Nova York, John Williams.

Williams, que também é vice-presidente do comitê de política monetária do Fed (FOMC), afirmou que o "shutdown" pode reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) do país em até um ponto no primeiro trimestre do ano.

Em mensagem enviada à associação bancária de Nova Jersey, Williams disse que a paralisação estava entre os "ventos contrários ao crescimento emergentes", de acordo com suas observações preparadas.

Ele estimou que o fechamento do governo reduziria o PIB em meio ponto, "talvez até um ponto inteiro se continuar", mas isso seria recuperado ao fim do "shutdown", de acordo com a Bloomberg.

Economistas dizem que além da perda de pagamento para trabalhadores federais, a paralisação está impedindo a atividade econômica de forma sistêmica, interrompendo a emissão de permissões, coleta de dados, aprovações regulatórias, pagamento de contratos e pagamento de ajuda e empréstimos em diversos setores como a agricultura.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou na quinta-feira que o efeito da paralisação irá piorar à medida que ela se arrastar.

Diferentes estimativas previram quedas de entre 0,05 e 0,1 ponto percentual para cada semana de "sustdown".

No mês passado, o Federal Reserve previu um crescimento de 2,3% para 2019, bem mais lento do que em 2018.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas