Esporte Futebol Internacional

14/02/2019 | domtotal.com

Real Madrid se aproxima das quartas da Champions ao vencer Ajax


O atacante brasileiro do Ajax, David Neres, disputa a bola com os jogadores do Real Madrid, Sergio Ramos e Sergio Reguilon, na vitória madrilenha por 2 a 1 em Amsterdã
O atacante brasileiro do Ajax, David Neres, disputa a bola com os jogadores do Real Madrid, Sergio Ramos e Sergio Reguilon, na vitória madrilenha por 2 a 1 em Amsterdã (AFP)

O Real Madrid deu um grande passo rumo às quartas de final da Champions ao vencer o Ajax por 2 a 1 nesta quarta-feira no jogo de ida das oitavas. O time holandês jogou melhor mas não foi tão eficiente e ainda teve um gol anulado pelo VAR.

Pouco antes do intervalo, o argentino Nicolás Tagliafico cabeceou a bola para as redes, mas o árbitro anulou marcando impedimento do sérvio Dusan Tadic. No segundo tempo o francês Karim Benzema (59) abriu o placar para a equipe espanhola em grande jogada do brasileiro Vinicius Junior e o marroquino Hakim Ziyech empatou (75). Mas Marco Asensio (87) fez o gol da vitória.

Apesar da vitória, o Real Madrid foi superado em muitos momentos pelo Ajax, que com uma equipe de jovens talentos, impôs seu jogo de toques e triangulações que só pecou nas finalizações para conseguir um melhor resultado.

O Real Madrid, principalmente na primeira etapa, se mostrou vacilante com a bola diante da pressão do adversário, embora no ataque tenha voltado a demonstrar que o jovem brasileiro Vinícius Júnior e o francês Karim Benzema são os dois jogadores em melhor fase.

Dessa forma, sob o comando do técnico Santiago Solari, o Real Madrid continua progredindo e já soma oito partidas sem perder (sete vitórias e um empate) contando todas as competições.

O atual campeão europeu terá que confirmar a classificação para a próxima fase no dia 5 de março no Estádio Santiago Bernabéu, um jogo no qual não poderá contar com seu capitão Sergio Ramos, suspenso após receber um cartão amarelo no segundo tempo.

Ajax pressiona e tem gol anulado

A partida começou com o Ajax impondo uma pressão implacável, fazendo com que os atuais campeões tivessem dificuldades de sair do próprio campo.

O time holandês, que começou o jogo com a defesa pendurada por cartões, teve uma chance aos 8 minutos após uma saída errada do zagueiro Sergio Ramos. Mazraoui aproveitou a falha para chutar cruzado mas a bola foi para fora.

Cinco minutos depois, foi a vez da equipe espanhola finalmente oferecer perigo ao time da casa. Vinicius Junior, revelado pelo Flamengo, fez uma jogada em velocidade pela esquerda, driblou De Ligt e deu um chute cruzado que o goleiro Onana espalmou.

Mas o Ajax não se abalou e continuou ocupando os espaços e mantendo a pressão no campo do Real Madrid. Aos 25 minutos, Tadic ganhou uma disputa com Ramos e mesmo desequilibrado conseguiu chutar, mas a bola explodiu na trave direita de Thibaut Courtois.

Dez minutos depois (35), mais uma chance para a equipe de Amsterdã. Após uma bela troca de passes na entrada da área, Ziyech ficou cara a cara com o goleiro belga, que cresceu na frente do marroquino para impedir que a bola entrasse.

O Ajax chegou até a comemorar um gol do argentino Nicolas Tagliafico, em cabeçada após rebote de Courtois, aos 37 minutos.

Mas o VAR, fazendo sua estreia na história da Liga dos Campeões, entrou em ação para anular a jogada: após consultar as imagens do assistente de vídeo, o juiz Damir Skomina marcou impedimento de Tadic, que participou diretamente do lance ao impedir a progressão de Courtois em direção à bola.

Real Madrid mostra sua força

O Ajax voltou para o segundo tempo disposto a fazer o gol e levar uma vantagem que seria importante para o segundo jogo em Madri.

Aos 6 minutos, Van de Beek lançou o brasileiro David Neres que invadiu a área mas chutou sem muita força com a perna direita, que não é a boa, facilitando a vida de Courtois que espalmou para escanteio.

Depois de tantas chances perdidas pelo Ajax, o Real Madrid não perdoou e abriu o placar aos 15 minutos do segundo tempo, graças ao talento de seus jogadores mais ofensivos.

Vinicius Junior recebeu um lançamento e avançou com velocidade, se desvencilhando de Mazraoui em grande estilo. O brasileiro invadiu a área e não foi individualista, tocando na medida para o atacante Karim Benzema marcar seu gol de número 60 em Ligas dos Campeões. Com isso, o francês entrou para um seleto grupo de quatro artilheiros, ao lado de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Raúl.

O Ajax tentou não se abalar e aos 28 minutos Dolberg recebeu de Neres mas chutou por cima do gol. Pouco depois, o brasileiro cruzou para Ziyech que chutou tranquilo, deslocando Courtois para empatar a partida e incendiar a torcida holandesa.

Pouco depois, o time madrilenho voltou a assustar com um chute de Asensio que passou raspando tocando a rede pelo lado de fora.

O gol da vitória madrilenha saiu aos 42 minutos, após um cruzamento de Carvajal para Asensio que empurrou para dentro da meta do time holandês. Os jogadores do Ajax ainda reclamaram de uma falta de Vázquez sobre De Jong antes da jogada, mas o juiz mandou continuar o jogo.

Nos acréscimos, Dolberg ainda tentou empatar, mas Courtois espalmou e garantiu a vitória para o clube madrilenho em plena Johan Cruyff Arena.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas