Religião

20/02/2019 | domtotal.com

Seita budista na Tailândia expressa apoio ao líder foragido da justiça

O monge Phra Dhammajayo, 74 anos, teve durante muito tempo uma grande influência sobre a elite tailandesa, incluindo políticos e empresários.

Membros da seita Dhammakaya celebram o dia de
Membros da seita Dhammakaya celebram o dia de "Makha Bucha" no complexo futurista do templo Dhammakaya, em 19 de fevereiro de 2019 (AFP)

Milhares de fiéis de uma influente seita budista na Tailândia, cujo líder está foragido da justiça sob a acusação de fraudes financeiras, manifestaram apoio ao movimento na terça-feira à noite.

Os fiéis, vestidos de branco e com velas, celebraram o dia de "Makha Bucha", um grande festival budista.

A seita Dhammakaya, conhecida por seu templo modernista em forma de disco voador gigante no subúrbio de Bangcoc, optou pela discrição nos últimos meses.

O monge Phra Dhammajayo, 74 anos, teve durante muito tempo uma grande influência sobre a elite tailandesa, incluindo políticos e empresários.

Em 2017, o imenso complexo futurista do templo Dhammakaya foi cenário de uma operação policial para tentar prender o líder espiritual. Há vários anos Dhammajayo é acusado pela justiça de ter desviado milhões de dólares de doações.

Muitos fiéis estão convencidos de que a junta militar que governa a Tailândia quer assumir o controle do templo e sua fortuna. O movimento Dhammakaya está presente em mais de 30 países e possui uma emissora de televisão.

O movimento denuncia os objetivos políticos da junta, acusada de atacar o templo considerado próximo ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, grande inimigo dos militares no poder.

O movimento, fundado em 1970 por Phra Dhammajayo, considerado um santo pelos fiéis, atrai muitas pessoas por seu budismo moderno, mas também é criticado por seu materialismo.

Os adversários acusam o movimento de ter deformado a moralidade budista tradicional ao estimular a riqueza material e as doações.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas