Brasil Cidades

25/02/2019 | domtotal.com

Ouro e Lollobrigida para o bem do Brasil

Os americanos queriam Lollobrigida. Os italianos e os brasileiros também.

Foi aí que no meio da fumaça dos cigarros Lollobrigida surgiu saída sabe-se lá de onde.
Foi aí que no meio da fumaça dos cigarros Lollobrigida surgiu saída sabe-se lá de onde. (JB Lacroix/ WireImage/AFP)

Por Ricardo Soares*

Silvio Santos ria na televisão  e Galeno  ficou esperando que o tenente Bandeira invadisse o quarto com a baioneta em punho. Galeno ficou esperando, esperando... os tiros dos canhões lá fora ficavam mais fortes e ele não conseguia adormecer. Tinha que ter dado ouro para o bem do Brasil. Estava anoitecendo e acima da cabeceira da cama Neusa olhou resignada uma velha pintura de Jesus Cristo mirando o céu no monte das Oliveiras. A moldura estava toda empoeirada e tinha bordas douradas. Ouro para o bem do Brasil.  Galeno por fim adormeceu lembrando em voz alta os nomes de Martins, Miragaia , Draúsio e Camargo, mártires da revolução de 32.  O MMDC de São Paulo.  O tenente Bandeira atrás da porta, cansado de esperar, foi embora fazendo muito barulho com suas botas negras. Por certo iria voltar.

Você pode argumentar que tudo isso é um delírio de quem padece , anestesiado de morfina, num leito entre a vida ou  a morte. Ou apenas um legítimo mecanismo de defesa de alguém, já idoso, que quer se abstrair dos dias que correm, difíceis e estéreis para quem sempre buscou igualdade social . Fato é que o tal tenente Bandeira iria voltar,  os lindos seios de  Gina Lollobrigida ficaram na memória .  Um homem poderia  matar e morrer por causa daqueles seios.  Galeno lembra-se bem que quando tinha 20 anos , lá na cidade de Assis,  esteve em uma domingueira dançante vestido com sua melhor roupa quando a orquestra atacou de Glenn Miller.  Ele olhou para todos os lados e só viu moças feias ao seu redor. Ninguém que ele pudesse tirar para dançar.     Foi aí que no meio da fumaça dos cigarros Lollobrigida surgiu saída sabe-se lá de onde. Vestia um justíssimo vestido preto e foi  depressa até ele. Todo o salão parou .  Com a boca e o olhar repleto de lascívia ela o convidou para dançar. E os dois rodopiaram tanto pelo salão que provocaram tonteiras em todos os novos fazendeiros que ali estavam mortos de inveja.

O avião de Glenn Miller já havia sumido em algum ponto do infinito mas a música dele entrava forte pelos ouvidos de Galeno. Era o final da década de 40 , pouco tempo depois do pescador Messias ter visto com seus olhos dilatados pela luz do sol refletida no mar aquele enorme Zeppelin sobrevoar a  praia de Cumbuco no litoral do Ceará.

Os americanos queriam Lollobrigida. Os italianos e os brasileiros também. Mas naquele momento ela dançava Glenn Miller nos braços de Galeno em uma domingueira dançante na cidade de Assis.  O ar do salão e de toda a cidade naquele dia cheirava café torrado que é o mesmo cheiro que agora invade esse quarto de hospital onde  Galeno lamenta não ter doado ouro para o bem do Brasil.

*Ricardo Soares é diretor de tv, roteirista, escritor e jornalista. Publicou 8 livros, dirigiu 12 documentários.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Instituições Conveniadas